Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Datafolha recorre de suspensão de pesquisa no CE

Candidato do PC do B é contrário à divulgação

DE SÃO PAULO

O Datafolha recorreu ontem da decisão da Justiça Eleitoral do Ceará que suspendeu a divulgação de pesquisa de intenção de voto a prefeito de Fortaleza, encomendada pelo jornal "O Povo".

A representação contra o instituto partiu do candidato Inácio Arruda (PC do B), contrário à ausência de seu nome na aferição de um eventual segundo turno da disputa.

O Datafolha fez três simulações de segundo turno, todas com Moroni Torgan (DEM), líder na pesquisa anterior, do final de agosto, com 25% das preferências: Moroni x Roberto Cláudio (PSB, 16%); Moroni x Elmano de Freitas (PT, 15%); e Moroni x Heitor Férrer (PDT, 10%).

O advogado do PC do B, Francisco Irapuan, diz que "ainda que não tenha havido má-fé", o instituto "induz ao eleitor" que Arruda não irá ao segundo turno -ele tinha 7% das intenções de voto na pesquisa anterior, margem de erro de três pontos percentuais.

"O Datafolha contempla todos as candidaturas na intenção de voto estimulada. Para cenários de segundo turno, considera os mais bem colocados em sua pesquisa anterior, pois seria tecnicamente impossível contemplar todas as combinações. Em Fortaleza, seriam 45 cenários diferentes", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Para Orlando Molina, diretor jurídico da Empresa Folha da Manhã, "[a representação] é uma tentativa de interferência no processo das pesquisas eleitorais".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.