Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Lula ataca ACM Neto em palanque da campanha petista em Salvador

Em discurso de 16 minutos, ex-presidente relembra ameaça feita a ele pelo rival do PT na cidade

Fala reforçou a ideia de parcerias com Estado e União do candidato Nelson Pelegrino, em ascensão nas pesquisas

NELSON BARROS NETO
DE SALVADOR

Após o PT reduzir pela metade a frente do DEM na disputa pela Prefeitura de Salvador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem na capital baiana e não poupou ataques ao principal rival do partido na cidade.

Em 16 minutos, Lula centrou críticas, sem citar nomes, em ACM Neto (DEM), que lidera as pesquisas -tem 39% das intenções de voto, contra 27% do petista Nelson Pelegrino, de acordo com a pesquisa Ibope desta semana.

Lula lembrou episódio de 2005, quando ACM Neto prometeu, na Câmara dos Deputados, à época das CPIs que investigaram o esquema do mensalão, dar uma "surra" no ex-presidente.

"Se esse cidadão teve coragem de dizer que queria bater no presidente da República, adivinha o que ele vai fazer com camelô aqui em Salvador", disse Lula, que não fez menção ao mensalão durante o discurso na praça Castro Alves, centro da cidade.

A participação de Lula é vista como chave pela campanha petista, um dia após pesquisa Ibope indicar possível segundo turno, cenário até então distante.

Enquanto ACM Neto oscilou de 40% para 39% em relação ao levantamento anterior, do final de agosto, Pelegrino subiu de 16% para 27%.

A mudança de cenário se deu, de acordo com análises internas das campanhas, à ofensiva do PT no rádio e na TV contra o DEM, acusado de se opor às cotas raciais nas universidades públicas.

DISCURSO

No palanque, o ex-presidente procurou reforçar o principal mote da campanha petista em Salvador: a participação de Pelegrino no "time" de Lula, da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner (PT-BA).

"Outra mentira daquele cidadão, que me recuso a falar o nome, é que é possível governar sem o governador e a presidente. Não faltará dinheiro com Nelson aqui."

Foi o terceiro ato público de Lula na atual campanha: antes, participou de comícios do PT com Fernando Haddad, em São Paulo, e com Patrus Ananias, em Belo Horizonte. Hoje, o ex-presidente deverá apoiar o candidato petista em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.