Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelson.sa@grupofolha.com.br

Globo & guerra santa

Com a eventual chegada ao poder, o conglomerado PRB-Record-Universal não ameaça só a Igreja Católica

O PRB, a Rede Record e a Igreja Universal são, como já apontou o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, professor da FGV, resultado de uma mesma lógica empresarial. O presidente do partido já foi vice-presidente da televisão e, antes, bispo da organização religiosa, hoje licenciado. Outros executivos fizeram a mesma trilha.

O conglomerado, com a eventual eleição de Celso Russomanno na maior cidade do país, ameaça não só partidos estabelecidos como o PSDB e o PT, mas também a Igreja Católica. A reação agressiva da Arquidiocese de São Paulo no fim da semana passada, por seus púlpitos reais e eletrônicos, incluiu ironias como chamar o presidente do PRB de "o 'pastor' Marcos Pereira", pastor entre aspas no original.

Em outra passagem reveladora, "queira ou não o nobre 'jurista', os católicos ainda somam mais de 60% da população brasileira (dados do IBGE 2010)".

Era resposta a um post de mais de um ano atrás, do blog de Marcos Pereira no R7, portal da Record. Um texto que apresentava não somente críticas à Igreja Católica, por se intrometer no ensino público do Rio, mas ao "kit gay" do então ministro Fernando Haddad. O post renasceu na campanha, segundo Pereira, por "um perfil falso no Twitter".

Falso ou não, o perfil foi o ponto de partida para a reação da Arquidiocese e também de outra instituição ameaçada pelo conglomerado PRB-Record-Universal, a Rede Globo. O "SPTV" de sábado à noite, inusitadamente, pautou "um assunto que começou nas redes sociais" e "virou tema dos principais candidatos", só três -Russomanno, José Serra e Fernando Haddad.

O novo assunto seria, segundo o apresentador Cesar Tralli, "o uso da religião na campanha", com o post de Pereira que "voltou a ser divulgado pela internet nesta semana".

O telejornal destacou a passagem da resposta da Arquidiocese que dizia, sobre PRB e Igreja Universal: "Se já fomentam discórdia, ataques e ofensas, sem o poder, o que esperar se o conquistarem?".

O "SPTV" editou em seguida, dos três "principais candidatos", que Russomanno falou que "não existe guerra religiosa e nunca vai haver". Serra, "a Igreja Católica não tem nada a ver com isso, é uma acusação injusta e que não colabora para a paz religiosa que o Brasil deseja". Haddad, "as pessoas têm que ter a liberdade de abraçar qualquer ideário, qualquer representação religiosa que bem entender".

No dia seguinte, domingo à noite, o "Fantástico" não voltou ao assunto, mas encerrou destacando a "estreia" do hino da Jornada Mundial da Juventude, "da Igreja Católica", programada para o ano que vem no Rio, "com a presença do papa Bento 16". Nos versos do hino católico, com um clipe gravado no Cristo Redentor, "não à guerra, fora o ódio/ só o bem e a paz a não ter fim".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.