Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Serra busca se desvincular de rejeição à gestão Kassab

Tucano lembra que prefeito foi eleito com 61% e teve seu próprio mandato

Em debate anteontem, candidato do PSDB, que é apoiado por Kassab, já havia se proposto a ser 'o prefeito da mudança'

DE SÃO PAULO

O candidato do PSDB à sucessão de Gilberto Kassab (PSD), José Serra, reforçou ontem a tentativa de se descolar da imagem do atual prefeito, cuja administração é rejeitada por 48% dos eleitores paulistanos de acordo com pesquisa Datafolha.

Kassab, que é aliado do tucano, foi eleito vice de Serra em 2004 e assumiu a prefeitura quando ele deixou o cargo para concorrer ao governo de São Paulo, um ano e três meses depois da posse.

"O Kassab assumiu porque era meu vice. Completou meu mandato, foi eleito, ganhou por 61% contra 39% da Marta Suplicy [PT]. A partir daí, desenvolveu o seu mandato", afirmou em entrevista ao "SPTV", da TV Globo.

Com as declarações, Serra tenta separar os dois mandatos de Kassab e se desvincular do segundo, que é mal avaliado pelos paulistanos. Diz que, quando o prefeito continuou sua gestão, foi "superaprovado", mas tenta dividir com o eleitor a responsabilidade por seu segundo período na prefeitura.

Quando foi reeleito em 2008, Kassab recebia avaliação boa ou ótima de 61% dos eleitores. Segundo a última pesquisa Datafolha, esse índice agora caiu para 20%.

A avaliação de tucanos é a de que os eleitores veem Serra como o responsável pelo desempenho de Kassab. Por isso, ele tem se esforçado para dar "autonomia" ao segundo mandato do prefeito.

Ontem, Serra creditou a rejeição a Kassab "ao fato de que ele passou a criar um partido político". "As pessoas identificaram: 'Ah, está criando partido, não está preocupado com a cidade'. Não é verdade, mas passou essa imagem porque o prefeito tem imagem de síndico".

Eleito pelo DEM, Kassab foi o principal articulador da criação do PSD em 2011.

Em debate anteontem, após ser questionado sobre o fato de 85% dos eleitores esperarem ações diferentes do próximo prefeito, Serra já havia reconhecido que "o paulistano quer mudanças". "O que eu me proponho é ser o prefeito da mudança", disse.

FERNANDO HENRIQUE

Ontem, em ato com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Serra voltou a dizer que a cidade está melhor do que a avaliação que recebe dos paulistanos.

O candidato disse que a eleição é tempo em que os problemas são tratados como catástrofes e que é preciso rebater a percepção.

O encontro foi organizado para divulgar sua candidatura para intelectuais e artistas. FHC, anfitrião do ato, fez um discurso repleto de ataques velados ao mensalão e à corrupção no Brasil para defender Serra como sinônimo de "recuperação da moral".

"Depois de vários anos que o Brasil conquistou a democracia, conseguiu avanços econômicos e avanços sociais, essa mesma democracia começa a ser minada por dentro", afirmou.

"O momento vai além do banal. Mas nós temos, ao mesmo tempo, uma possibilidade de recuperação. É também o momento da recuperação moral", concluiu.

O candidato falou depois. Citou o mensalão, mas não vinculou o caso à candidatura de Fernando Haddad (PT), como tem feito em sua propaganda eleitoral.

Confessou ainda ter sido "surpreendente" ver o caso se desenrolar no STF (Supremo Tribunal Federal). "Nós estamos vendo virtudes saírem de onde não se esperava. Não esperava que a coisa chegasse a esse ponto em matéria de ação do Judiciário."

(PAULO GAMA E DANIELA LIMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.