Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aécio diz que Dilma faz 'maldade' com Minas

Senador critica veto da presidente a projeto que daria mais recursos ao Estado

DE BELO HORIZONTE

Principal cabo eleitoral do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na eleição em Belo Horizonte, o senador Aécio Neves (PSDB) afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff "faz maldade com Minas Gerais".

A declaração do tucano, feem um ato da campanha do prefeito, foi motivada pelo veto de Dilma ao aumento do percentual dos royalties pagos pelas mineradoras ao Estado, publicado ontem.

"Talvez [a presidente tenha] pouca familiaridade com a realidade de Minas. Talvez não sabendo o que está acontecendo com as nossas regiões mineradoras, muitas delas exauridas já, ela faz mais essa maldade com Minas Gerais", disse.

Dilma é a principal avalista da candidatura Patrus Ananias (PT), principal adversário de Lacerda. Ela estrela a propaganda eleitoral do petista no rádio e na TV.

A coordenação da campanha espera ainda que a presidente vá a BH participar de evento eleitoral com Patrus.

"Se a presidente vier a Minas, e ela será muito bem-vinda, será uma oportunidade de ela explicar por que, lamentavelmente, tira mais de R$ 300 milhões do Estado que seriam investidos nessas regiões [de mineração]."

O veto de Dilma impede que mineradoras devolvam ao governo 2% de seu faturamento líquido. A proposta inicial, que estava incluída em medida provisória no Senado, era que o repasse fosse de 4% do faturamento bruto.

A declaração de Aécio desagradou Dilma. A resposta do governo foi dada pela assessoria do Planalto e pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Mineiro, ele avaliou a fala como "infeliz" e "deselegante".

Potencial candidato a presidente em 2014, Aécio tem viajado pelo país durante as eleições. O tucano já esteve em 14 cidades, como Joinville (SC), Cuiabá (MT) e Paragominas (PA).

(PAULO PEIXOTO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.