Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

No extremo da zona leste, Russomanno atinge 46%

Índice no tradicional reduto petista daria para elegê-lo no primeiro turno

O candidato do PRB lidera em seis das oito grandes regiões da cidade investigadas pelo Datafolha

DO EDITOR-ASSISTENTE DE PODER

Se a eleição para prefeito de São Paulo fosse realizada apenas na parte mais populosa da zona leste, região que agrupa 16 distritos num dos extremos da cidade, o candidato Celso Russomanno (PRB) venceria a disputa já no primeiro turno.

Segundo o levantamento do Datafolha finalizado ontem, Russomanno tem 46% das intenções de voto na chamada zona leste 2, nome adotado pelo instituto para designar essa área. Juntos, todos os seus rivais somam 40%.

Na conta que descarta votos nulos e brancos, método usado pela Justiça eleitoral para determinar os percentuais obtidos nas urnas por cada candidato, Russomanno ficaria com 53,5% dos votos.

Esse é o melhor desempenho do candidato do PRB por áreas da cidade. Na pesquisa feita na semana passada, ele tinha 35% das intenções de voto na leste 2.

Entre os 16 distritos da zona leste 2 estão Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, São Mateus e São Miguel, tradicionais redutos petistas. O petista Fernando Haddad tem 16% das intenções de voto na área, quatro a mais que o tucano José Serra.

Esse conjunto de distritos reúne 19,9% da população paulistana apta a votar, índice ligeiramente abaixo da vasta área designada como sul 2, a maior de todas com 20,9% do eleitorado.

Em toda a zona leste, Russomanno tem 41% das intenções de voto contra 18% de Serra e 13% de Haddad. Juntos, os rivais do líder somam 45%.

ZONA SUL

O segundo melhor desempenho regional do candidato do PRB está na zona sul 2, outra área que tradicionalmente dá vitórias ao PT.

Em seu conjunto de 14 distritos, entre eles Campo Limpo, Grajaú, Parelheiros e Santo Amaro, Russomanno lidera com folga, com 37% das intenções de voto. Haddad tem 19%; Serra, 18%.

Nessa região, o quadro é muito semelhante ao do levantamento anterior, com apenas pequenas oscilações.

Das oito grandes regiões investigadas pelo Datafolha, Russomanno só não lidera na zona sul 1 (Ipiranga, Jabaquara, Moema e Vila Mariana, entre outros) e no centro (Bom Retiro, Consolação, República e Sé, entre outros).

Nessas duas áreas, que, juntas, têm 14,2% do eleitorado, o líder é José Serra.

(RM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.