Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sigla paga por erros em Recife, diz prefeito vetado pela cúpula do PT

Para João da Costa, partido se equivocou ao não assumir sua gestão

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O prefeito de Recife, João da Costa (PT), disse ontem que o seu partido "está pagando caro" pelos "erros" que cometeu durante o processo eleitoral em curso.

Impedido pela cúpula petista de disputar a reeleição, mesmo vencendo as prévias, ele considerou "um erro" o PT não assumir sua gestão na campanha eleitoral.

"Uma parte do PT gerou todos esses problemas e erros e está pagando caro por eles", afirmou João da Costa, durante visita a uma obra.

"Apostaram numa estratégia de que a disputa aqui seria entre Lula e Eduardo Campos, e aí Lula não vem. Então, não precisa procurar problemas para o PT", disse ele, referindo-se ao ex-presidente e ao governador de Pernambuco, aliados em nível federal.

O PT disputa a eleição com o senador Humberto Costa, candidato imposto pela sigla após o veto à tentativa de reeleição do prefeito.

A disputa interna levou o PSB a romper a aliança com os petistas e a lançar candidatura própria. Pesquisas de intenções de voto mostram o socialista Geraldo Julio em primeiro lugar e Humberto em terceiro, atrás do tucano Daniel Coelho.

Para João da Costa, os "erros" do seu partido "vêm de longe" e remontam ao início de seu mandato. "Apostaram no fracasso do governo para tomar o lugar do prefeito."

Sem citar nomes, João da Costa disse ainda que sua administração sofreu uma tentativa de "desconstrução".

"Chamaram o prefeito de traidor e disseram que ele não estava dando continuidade às obras do PT na cidade."

No segundo ano de governo, o prefeito rompeu com o mentor de sua candidatura, o ex-prefeito João Paulo (PT), hoje candidato a vice na chapa de Humberto Costa.

As causas do rompimento nunca foram esclarecidas, e os dois petistas continuam sem se falar até hoje.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.