Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Senadores dizem que vão pagar dívida de IR

Imposto sobre 14º e 15º salários não foi recolhido

DE BRASÍLIA

Na contramão de decisão do comando do Senado, senadores afirmam que pagarão a dívida com a Receita Federal relativa ao Imposto de Renda sobre o 14º e 15º salários dos parlamentares desde 2007.

Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Ana Amélia Lemos (PP-RS) dizem que prestarão contas com a Receita mesmo que o Senado pague a dívida em juízo, como decidido pela Mesa Diretora.

O argumento do grupo é que os contribuintes não podem arcar com uma conta que é de cada congressista.

A cobrança é referente ao período entre 2007 a 2011, quando a Casa não recolheu o IR sobre o 14º e o 15º salários. A Receita fixou 3 de outubro como prazo para o acerto.

"Pode ser injustiça contra os senadores, mas a injustiça maior é contra os contribuintes", afirma Randolfe. "Quero pagar quanto devo. Não houve má-fé, o que houve foi um erro administrativo do Senado", diz Ana Amélia.

Em primeiro mandato, eles têm dívida de R$ 22,8 mil. A conta para quem que esteve na Casa nos últimos cinco anos gira em torno de R$ 90 mil.

A bancada do PT havia decidido que cada senador pagaria sua dívida, mas voltou atrás após a decisão da Mesa.

Os petistas vão esperar que o Senado formalize a posição de arcar com a dívida para decidir como agir. Vice-presidente do Senado, Aníbal Diniz (PT-AC) diz que a Casa vai ressarcir quem tiver pago à Receita.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.