Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vitrine

VIVIAN WHITEMAN

Serra contra os flashes

Apesar das brincadeiras na internet, fotos do tucano estão mais para as de um vovozinho desastrado

UM DAS imagens do dia mostra o beijo que José Serra ganhou de uma animada vendedora do bairro do Bom Retiro, meca paulistana da roupa popular. O flagra registrado ontem virou mais uma das muitas correntes de imagem envolvendo o candidato que circulam nas redes sociais.

A moça é muito atirada e viva, com seus cabelos longos brilhantes e sorriso aberto. O contraste é grande. Nas fotos, Serra não parece nada receptivo, mas assustado e acuado em seu casaco grande, o pescoço encolhido, como se quisesse se afundar na gola da camisa.

A antifotogenia e o pouco jogo de cintura físico de Serra já são piada e fonte certeira de mensagens que pegam fogo na internet, os virais.

Enquanto seus concorrentes pedalam, correm e lutam capoeira, o candidato do PSDB aparece com olhar desesperado ao escorregar de um skate parado e, pior, joga o próprio sapato longe ao chutar bola

Por conta desses episódios cômicos, a imagem do candidato apareceu associada a megahits divertidos da internet, como o Gangnam Style [videoclip de um rapper sul-coreano em que ele dança imitando uma cavalgada].

Esse tipo de associação é muito desejada, por exemplo, por grifes de moda: ajuda a difundir a marca via os canais mais acessados do mundo. Até mesmo eleitores que não votarão em Serra riram com certa simpatia diante das montagens.

Porém, há o outro lado da moeda. Mesmo nos primórdios do marketing visual, os políticos fizeram questão de passar imagens de homens fortes, poderosos. Não é questão de beleza nem de músculos, mas de impor certa autoridade, derivada da figura paternal.

As fotos de Serra, no entanto, estão mais para as de um vovozinho medroso e desastrado (as calças sempre muito puxadas para cima na cintura e as blusinhas de lã contribuem para o look "antiquado").

No caso da foto de ontem, uma coincidência engraçada. A vendedora que partiu com boca e tudo pra cima de Serra usava uma blusa vermelho-PT. Um prato cheio para quem gosta de inventar montagens e legendas por aí.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.