Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petista reduz diferença em BH, mas não leva a 2° turno

Lacerda (PSB) tem 45%, contra 32% de Patrus

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O petista Patrus Ananias reduziu a vantagem do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa eleitoral em Belo Horizonte (MG), mas não o suficiente para evitar a reeleição do socialista no primeiro turno, apontou pesquisa Datafolha divulgada ontem.

Segundo o levantamento, realizado em parceria com a TV Globo, Lacerda caiu de 49% para 45% das intenções de voto em duas semanas, enquanto Patrus oscilou de 31% para 32% no período.

A nove dias da eleição, a diferença de 13 pontos foi a menor verificada pelo Datafolha na capital mineira desde a primeira série de pesquisas, feita em julho.

A soma dos outros cinco candidatos não passa de 5%. A mais bem colocada é Vanessa Portugal (PSTU), com 3%. Os indecisos representam 9% e os declararam que votarão em branco ou nulo também são 9%.

Patrus trabalha para levar a disputa ao segundo turno, hipótese por ora improvável, segundo o Datafolha.

Pela primeira vez, o instituto trouxe o resultado em votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos. Esse é o método oficial de divulgação da Justiça Eleitoral.

Por esse critério, Marcio Lacerda seria reeleito com 55% dos votos -para vencer no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Depois de usar intensamente imagens e depoimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff na propaganda eleitoral, a campanha de Patrus agora foca mais em sua gestão como prefeito de BH (1993-1996) e mantém críticas à gestão Lacerda.

Essa estratégia atual e a entrada de Dilma no programa eleitoral, o que ocorreu na noite do último dia 10, coincidiram com a menor diferença entre o petista e o prefeito.

O candidato do PSB continua explorando em sua propaganda as falas do seu principal fiador, o senador Aécio Neves (PSDB). Mantém críticas pontuais ao PT, sobretudo na área da educação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.