Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TSE rejeita registro da candidatura de Lessa em Maceió

Partido do ex-governador vai recorrer; ele está em segundo na disputa pela prefeitura

DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou ontem o registro de candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) candidato à Prefeitura de Maceió. Segundo o advogado do PDT em Alagoas, Marcelo Brabo, o partido vai recorrer da decisão ao STF (Supremo Tribunal Federal).

No domingo, dia da eleição, os votos do candidato serão computados, mas ficarão "sub judice", ou seja, aguardando uma decisão final do Supremo caso o recurso seja de fato apresentado.

A decisão do TSE segue a mesma tomada em agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas quando Lessa foi condenado em razão de uma dívida eleitoral de

R$ 41,5 mil, em valores atualizados. A multa foi aplicada em 2006. Na ocasião, Lessa, então candidato a senador, foi acusado de antecipar a propaganda eleitoral durante uma entrevista a uma rádio no interior do Estado.

O pagamento da dívida ocorreu no último dia 25 julho, após o prazo de registro da candidatura. Estar em dia com a Justiça Eleitoral é pré-requisito para ser elegível.

"Estando demonstrado que o candidato poderia ter quitado o valor do débito ou requerido seu parcelamento antes da formalização do pedido de registro de sua candidatura, improcedem as alegações de que foi prejudicado pela Justiça Eleitoral", disse a vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau.

Segundo as últimas pesquisas, Lessa está em segundo na disputa com 28%. Rui Palmeira (PSDB) tem 54%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.