Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Petista e tucano brigam por vaga no segundo turno contra Geraldo Julio

Em Recife, candidato do PSB, do governador Eduardo Campos, é líder isolado no Datafolha

Humberto Costa é o mais rejeitado, mas vantagem de Daniel Coelho diminui e disputa embola no final

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE
NATUZA NERY
ENVIADA ESPECIAL A RECIFE

A eleição em Recife deverá ser decidida no segundo turno, mas ainda não há certeza sobre quem disputará com o líder Geraldo Julio (PSB).

É o que mostra a nova pesquisa Datafolha, realizada ontem e anteontem, em parceria com a TV Globo. O instituto ouviu 1.744 eleitores.

Segundo o levantamento, Geraldo tem 46% dos votos válidos. Em segundo lugar está Daniel Coelho (PSDB), com 26%, seguido de Humberto Costa (PT), com 21%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, mas o Datafolha diz não ser possível apontar o adversário de Geraldo porque a vantagem de Daniel Coelho caiu de 11 para 5 pontos nos últimos dias.

Na pesquisa anterior, Daniel Coelho tinha 29% dos votos válidos, e Costa, 18%.

Nas simulações de segundo turno, Geraldo venceria Costa (60% a 28%) e Daniel Coelho (51% a 38%).

O petista é o candidato mais rejeitado: 42% dos eleitores não votariam nele. Daniel Costa tem 22% de rejeição, e Geraldo, de 18%.

Nos bastidores, as campanhas já buscam apoios para o segundo turno.

O PSDB não espera uma aliança formal do PT, mas acredita que a mágoa provocada pelo rompimento com o PSB pode ajudar os tucanos a ganhar votos petistas.

Se derrotado, o PT local vai se declarar neutro na disputa, mas a cúpula do partido, empurrada pela necessidade de ter ao seu lado o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, vai formalizar o apoio a Geraldo Julio.

No caso de o PSDB perder a segunda vaga para os petistas, os tucanos em Recife também vão se declarar neutros.

Ontem, PT e PSB realizaram carreatas na cidade. Torcedor do Náutico, Daniel Costa preferiu assistir ao jogo de seu time contra o Corinthians.

IBOPE

Segundo o Ibope, a disputa em Recife pode terminar já no primeiro turno. Pesquisa divulgada ontem mostra Geraldo Julio com 54% dos votos válidos, contra 23% de Daniel Coelho e 18% de Humberto Costa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.