Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Russomanno diz que vai ficar neutro no segundo turno

DE SÃO PAULO

O PRB de Celso Russomanno anunciou que ficará neutro no segundo turno da eleição municipal em São Paulo.

A decisão é uma vitória do tucano José Serra, que trabalhava pela neutralidade do candidato derrotado.

Russomanno culpava o PT de Fernando Haddad por ter desconstruído sua candidatura. Ele chegou a 35% nas pesquisas, mas teve somente 19% do total de votos.

"Nosso eleitor não queria votar no Serra nem no Haddad. Em respeito a esse eleitor e à nossa candidatura, que foi sem ataques, decidimos pela neutralidade", afirmou Russomanno.

O PRB é aliado do PT no âmbito federal e ocupa o Ministério da Pesca.

A legenda pediu a pasta das Cidades, mas não foi atendida. "Em nível municipal já estava resolvido", disse o presidente do PT paulistano, Antonio Donato.

Em reunião anteontem à noite, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, ouviu de Rui Falcão, presidente nacional do PT, que a neutralidade seria respeitada, mas que o PRB teria de deixar o ministério se apoiasse Serra.

Uma das preocupações do PT ao buscar o apoio do PRB era evitar que a TV Record bombardeasse Haddad evocando as cartilhas contra a homofobia que o Ministério da Educação iria distribuir em 2011, na gestão do petista.

A emissora, que a exemplo do PRB é ligada à Igreja Universal, fez campanha contra a iniciativa do MEC. Reportagens difundiam o apelido "kit gay" e diziam que Haddad foi "acuado" diante de protestos da bancada religiosa.

Na avaliação dos tucanos, a neutralidade abre portas para uma aproximação com a Universal. O PTB, que indicou o vice de Russomanno, formaliza hoje o apoio a Serra.

(DIÓGENES CAMPANHA, BERNARDO MELLO FRANCO E DANIELA LIMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.