Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Serra se irrita com perguntas sobre 'kit gay'

Tucano discutiu com dois jornalistas ao ser questionado sobre material anti-homofóbico que ele distribuiu em SP

Candidato diz que cartilha é diferente de material do MEC e que tema é 'pauta petista furada'

DE SÃO PAULO

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, defendeu ontem o conteúdo da cartilha que prega o combate à homofobia distribuída a escolas estaduais em 2009, quando era governador, e criticou o modo como a imprensa tratou o tema.

O tucano vinha fazendo ataques a material de conteúdo semelhante produzido pelo Ministério da Educação no ano passado. Na época, seu rival, Fernando Haddad (PT), chefiava a pasta.

Apelidado de "kit gay", o projeto do MEC foi suspenso pela presidente Dilma Rousseff após reação das bancadas católica e evangélica no Congresso. Em mais de uma ocasião, Serra afirmou que o se tratava de "doutrinação".

Anteontem, a colunista da Folha Mônica Bergamo revelou que o a Secretaria Estadual de Educação havia elaborado, durante o governo Serra, cartilha que abordava a homofobia de forma semelhante ao kit do MEC.

Ontem, Serra rechaçou comparações entre os dois materiais. Em duas ocasiões, discutiu com jornalistas ao ser questionado sobre o tema.

Pela manhã, em entrevista à CBN, disse que se tratava de uma "pauta petista furada" ao responder questionamento do jornalista Kennedy Alencar.

"Sua atitude é uma contradição por conveniência eleitoral ou o senhor se tornou conservador?", perguntou Alencar. "Eu sei que você tem preferências políticas mas, modere, você não pode fazer campanha eleitoral aqui", respondeu Serra. Ele também não quis assinar uma garantia de que, se eleito, cumpriria todo o mandato.

À tarde, disse a uma jornalista do UOL, portal do Grupo Folha, que ela deveria "trabalhar com Haddad". A repórter havia solicitado ao tucano que esclarecesse sua posição sobre o debate da homofobia em escolas. "[A cartilha] Foi feita em 2009, no meu governo. O resto é brincadeira", respondeu Serra.

Ele também criticou a Folha. "A Folha entrou numa roubada. Fez cinco versões [de matéria no site], começou sem conhecer o texto. Comprou uma versão e fez uma má reportagem."

A nota publicada no site ontem às 11h03 foi atualizada apenas uma vez de forma substancial, às 13h01, quando o título foi alterado.

O título original dizia "Serra distribuiu material igual ao 'kit gay' em SP" e foi alterado para "Serra distribuiu material similar ao kit 'anti-homofobia' do MEC em SP".

Haddad, por sua vez, acusou Serra de estimular "indiretamente" a intolerância contra homossexuais. "Quando desinforma, você cria uma nuvem de insegurança que é própria de quem quer promover preconceito."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.