Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Podval desiste de candidatura para apoiar Toron na eleição

Chapas se unem contra situação, liderada por vice de Russomanno

DE SÃO PAULO

O advogado criminalista Roberto Podval desistiu de sua candidatura à presidência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) para apoiar Alberto Toron.

Podval disse à Folha que decidiu apoiar Toron por razões estratégicas -o objetivo é derrotar o grupo de Luiz Flávio D'Urso, que está há nove anos na direção da entidade.

D'Urso lançou o seu vice, Marcos da Costa, para a presidência da OAB e tem chances de ganhar novamente se a oposição continuar fragmentada, afirma Podval.

Da Costa, presidente interino da OAB, vai enfrentar três candidatos. Além de Toron, concorrem Rosana Chiavassa e Ricardo Sayeg.

TRAMPOLIM

Antes de desistir da candidatura, Podval havia criticado em entrevista à Folha o uso político que D'Urso fez da OAB. D'Urso concorreu como candidato a vice de Celso Russomanno (PRB). Agora, apoia José Serra (PSDB) à prefeitura paulistana.

A oposição diz que D'Urso usou a entidade como trampolim para a sua carreira política -o que ele nega.

Enquanto D'Urso é filiado ao PTB, Toron e Podval são ligados a políticos do PT.

Toron afirmou que o apoio de Podval "muda totalmente o quadro eleitoral" e que espera o apoio de Chiavassa.

A candidata confirmou ter conversado com Toron sobre alianças, mas disse que nada foi decidido.

Ricardo Sayeg afirmou que a saída de Podval da disputa é "superbem-vinda", ao deixar claro um "alinhamento ideológico" com o qual não compartilha. Disse estar "mais confiante do que nunca" na própria candidatura.

A eleição será em 29 de novembro.

(MARIO CESAR CARVALHO, FÁBIO MAZZITELLI E GITÂNIO FORTES)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.