Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministro muda voto e beneficia deputado do PR

DE BRASÍLIA

Ministro revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski mudou o voto que havia proferido em capítulo anterior do julgamento e beneficiou o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR).

No final de setembro, Lewandowski havia acompanhado o relator Joaquim Barbosa e condenado Costa Neto por formação de quadrilha, mas ontem mudou seu entendimento e o placar em relação ao deputado ficou em 5 a 5, o que deve levar à absolvição dele.

Os ministros do Supremo definirão nas próximas sessões que o empate de votos deve favorecer os réus, segundo a Folha apurou.

Costa Neto foi acusado de ser um dos líderes partidários que, entre 2003 e 2004, recebeu recursos para apoiar projetos de interesse do governo no Congresso.

Lewandowski retificou o voto pois entende que para configurar formação de quadrilha seria necessária a reunião dos réus para cometer crimes indeterminadamente, e isso não teria ocorrido.

A alteração levou a um empate também em relação ao réu Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (atual PR). O revisor também mudou o voto em relação a outros três réus, mas isso não reverteu a condenação deles.

São seis casos de empate no julgamento -os outros em crimes de lavagem de dinheiro. Costa Neto e Jacinto Lamas já foram condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.