Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Fruet tem 16 pontos de vantagem sobre rival em Curitiba

Pesquisa do Datafolha mostra ex-tucano com 52% das intenções de voto contra 36% de Ratinho Júnior (PSC)

Candidato do PDT foi o que mais herdou votos dados no 1º turno ao prefeito Luciano Ducci (PSB), que ficou em 3º

DE CURITIBA

Depois de chegar ao segundo turno graças a uma diferença de menos de 5.000 votos, o candidato Gustavo Fruet (PDT) lidera a corrida pela Prefeitura de Curitiba, revela pesquisa Datafolha em parceria com a RPC TV.

De acordo com o levantamento, concluído ontem, Fruet tem 52% das intenções de voto, contra 36% de Ratinho Junior (PSC). Brancos e nulos somam 8%, e há 4% que se dizem indecisos.

Em votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Fruet tem 60%, contra 40% de Ratinho Jr. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Do primeiro turno para cá, Fruet mais que dobrou sua performance: no primeiro turno, ele fez 27% dos votos válidos, e Ratinho, 34%.

A adesão à candidatura do pedetista vem principalmente dos eleitores de Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e terceiro colocado na votação: 55% desses eleitores migraram para Fruet. Outros 24% optam por Ratinho Junior.

Segundo a pesquisa, o candidato do PSC ainda perdeu 14% de seus eleitores do primeiro turno para Fruet -que, por sua vez, manteve 92% dos seus votos até agora.

Ratinho Junior, deputado federal em segundo mandato e filho do apresentador homônimo do SBT, vem sendo criticado por Fruet pela suposta falta de experiência -tem 31 anos e concorre à prefeitura com uma chapa pequena, de três partidos.

LUA DE MEL COM O PT

Já o pedetista, que no início do primeiro turno teve "inúmeros problemas políticos, de organização e de mobilização", segundo a própria coordenação da campanha, vive hoje uma "lua de mel" com o PT, que, no início, relutava a apoiar o candidato.

Fruet era filiado ao PSDB até o ano passado e deixou a sigla por divergir de Beto Richa, governador e presidente estadual do partido no.

O ex-deputado foi um dos líderes do PSDB no Congresso e um dos relatores da CPI que investigou o mensalão -o que gerou um racha interno no PT sobre a aliança.

No primeiro turno, segundo o Datafolha, a maior parte dos simpatizantes do PT declarava voto em Ratinho Junior -o percentual era de 40% na última pesquisa, um dia antes da votação.

Agora, 69% do grupo declara voto em Fruet.

Nesta semana, a aproximação do ex-tucano com o PT começou a ser explorada negativamente por Ratinho Junior: o candidato passou a atacar o partido na propaganda eleitoral e em entrevistas, dizendo que a aliança de Fruet é uma "contradição" e que o PT "não tem apenas um projeto de governo, mas um projeto de poder".

A rejeição de Fruet, até agora, é menor que a de Ratinho: 25% contra 40%.

(ESTELITA HASS CARAZZAI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.