Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Haddad atacou 'privatização' na saúde

No ano passado, quando ainda era pré-candidato, petista defendeu gestão de hospitais pelo 'próprio poder público'

Serra leva filme fala do rival ao programa de TV; petista diz que 'nunca falou em romper contratos' com OSs

DE SÃO PAULO

Ainda pré-candidato a prefeito, Fernando Haddad (PT) atacou, em vídeo veiculado pela TVPT, "a privatização da gestão" da saúde em São Paulo, numa referência ao modelo de organizações sociais. No filme, ele diz que "quem tem de administrar os hospitais é o próprio poder público".

Hoje, na gestão de Gilberto Kassab (PSD), hospitais e outras unidades de saúde são comandadas por OSs -entidades privadas que recebem recursos da prefeitura para gerir o equipamento público.

"Quem tem de administrar os hospitais é o próprio poder público e não a privatização da gestão e muito menos a privatização dos leitos", diz Haddad no filme.

Rival do petista na eleição, José Serra (PSDB) transformou o tema em um dos principais focos de sua campanha no segundo turno. Ele tem dito que Haddad vai "eliminar" o sistema de organizações sociais na saúde. O rival nega.

Ontem, Serra levou um trecho do vídeo com a fala de Haddad a seu programa eleitoral e disse, à imprensa, que o petista levará o sistema de saúde à "anarquia".

Serra defende as OSs. Afirma que elas melhoram os serviços e diz que as parcerias são feitas com instituições renomadas. Cita, por exemplo, o hospital Albert Einstein.

O tucano sustenta os ataques com base em trecho do programa de governo de Haddad que sugere que o petista irá alterar o modelo atual.

No capítulo da saúde, ao abordar a "gestão do sistema", o programa do PT apresenta a proposta de "retomar (...) a direção pública da gestão regional e microrregional do sistema de saúde".

Quando Serra trouxe o assunto à campanha, Haddad passou a negar intenção de acabar com o sistema atual.

O petista tem dito que não romperá contratos com as OSs. Na propaganda eleitoral, afirmou que manterá o sistema e que Serra mente para confundir o eleitor.

Procurada para comentar o vídeo, a assessoria de Haddad afirmou que, então pré-candidato, o petista defendeu "o princípio de que os hospitais públicos devem ter gestão pública". "Por isso, sua intenção é manter sob gestão pública os três novos hospitais que prometeu".

"Durante toda a sua pré-campanha e campanha, Haddad nunca defendeu o rompimento", disse, em nota.

A campanha afirmou que a gestão de Haddad no Ministério da Educação prova que ele não tem preconceito com as OSs.

(DANIELA LIMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.