Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Serra amplia eventos em busca de indecisos

Tucano tem feito até cinco atos de campanha por dia; em alguns deles, chega a discursar para menos de 50 pessoas

Candidato vai diminuir ritmo hoje e na sexta, por causa dos debates de TV; aliados admitem que situação é grave

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Atrás nas pesquisas, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, de 70 anos, tem cumprido até cinco compromissos públicos de campanha por dia na última semana antes do segundo turno, no próximo domingo.

O tucano aposta fichas no corpo a corpo e em seu desempenho nos debates para reconquistar eleitores. Nas ruas, tem pedido "foco para convencer os indecisos".

No primeiro turno, em sua fase de exposição mais acentuada, Serra chegou a fazer três atos públicos por dia.

A maratona é uma tentativa de reverter a tendência apontada pelas pesquisas. No Datafolha, ele está 17 pontos percentuais atrás do rival, Fernando Haddad (PT).

Na segunda-feira, o tucano participou de atividades no centro e na zona sul da cidade. Ontem, foi à zona leste. Na quinta-feira e no sábado, fará mais cinco atos. Haverá uma diminuição no ritmo apenas hoje e na sexta-feira, dias de debates na TV.

Nos locais em que visita, Serra faz caminhadas e minicomícios. O tucano tem usado carros de som para fazer discursos na rua para, às vezes, menos de 50 pessoas.

Sempre pede que os apoiadores não se influenciem pelas pesquisas de intenção de voto. "Muita gente ainda não decidiu. Quem for votar em mim converse com os indecisos. É desse voto que a gente precisa", disse, anteontem, em cima de um carro de som.

Segundo o Datafolha, 19% dos eleitores estão indecisos ou declaram voto em branco ou nulo. A avaliação tucana é que, se conquistasse espaço entre essas pessoas, especialmente no centro expandido, Serra ainda teria chances.

Alguns aliados do tucano já admitem, reservadamente, que a situação é grave. Porém, dizem que é preciso fazer campanha até o último dia para, no mínimo, evitar uma derrota acachapante e "marcar território" na capital.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.