Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mensalão - o julgamento

Barbosa se desculpa após acusar revisor de ajudar réu

Em sessão tensa, relator pergunta se colega advoga para Valério

Lewandowski havia defendido pena menor para um dos crimes de Valério; 'Me excedi', disse Barbosa depois

DE BRASÍLIA

Pela primeira vez em quase três meses de julgamento do mensalão, o relator do processo, Joaquim Barbosa, pediu ontem desculpas ao revisor, Ricardo Lewandowski, após insinuar que o colega "advogava" para os réus.

Ao longo do processo, os ministros protagonizaram uma série de embates.

Barbosa elevou o tom depois de ser derrotado pela maioria dos ministros na análise de uma das penas dadas a Marcos Valério.

O Supremo fixou a pena em três anos e 40 dias de prisão neste caso. Barbosa queria quatro anos e oito meses.

Vencido, disse que precisava externar seu "desgosto". "Estamos discutindo a pena a ser aplicada a um homem que fez o que fez contra o Estado brasileiro. Na prática, ele não cumprirá seis meses de prisão, no máximo quatro", disse o relator.

A fala provocou a reação de Lewandowski. "Vossa excelência está sofismando", disse o revisor, referindo-se ao fato de que Barbosa levava em conta a punição isolada do crime (e não a soma de todos) para o cálculo.

Barbosa, então, questionou a postura do colega. "Vossa excelência advoga para ele?". Em resposta, Lewandowski perguntou: "Eu não, vossa excelência integra a acusação? É membro do Ministério Público?".

O bate-boca só acabou com a intervenção do presidente do STF, Carlos Ayres Britto. Depois, Barbosa disse que seu comportamento foi motivado por preocupação com a demora na definição das penas.

"Me excedi quando rebati de maneira exacerbada o ministro Ricardo Lewandowski, a quem eu peço desculpas pelo excesso." O revisor agradeceu o "gesto de grandeza" e disse que as divergências entre eles são técnico-jurídicas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.