Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Panfleto do PT critica parcerias na saúde

Corrente minoritária do partido distribui material em que propõe fim de contratos com organizações sociais

Campanha do petista afirma que conteúdo dos folhetos não representa posição da campanha de Haddad

DE SÃO PAULO

Panfleto editado por uma corrente do PT pede votos para Fernando Haddad (PT) dizendo que, com ele eleito, haverá o "fim das organizações sociais" no sistema municipal de saúde de São Paulo.

O texto, é assinado por integrantes do diretório da sigla e tem data de 23 de outubro. Ele começa com uma convocação: "[Vamos] Levar o PT à prefeitura para salvar a saúde. Dia 28 votar 13 pelo fim das Organizações Sociais em São Paulo".

O coordenador-geral da campanha de Haddad, Antonio Donato, diz que o texto foi produzido por uma corrente minoritária do PT que historicamente defende o fim das OSs. Ele afirma que o material não representa a posição da campanha nem a de Haddad, que tem dito que manterá as OSs.

"A vitória de Haddad do PT, derrotando o Serra do PSDB, é o caminho que o povo trabalhador da cidade tem para prosseguir e reforçar sua luta por serviços públicos, em particular da saúde", diz o texto. Ele diz ainda que o PT já havia decidido pelo fim das OSs em junho deste ano.

"O encontro municipal do PT de São Paulo definiu a situação e decidiu: 'A saúde está entregue ao setor privado, onde proliferam as organizações sociais. O governo do PT deve reverter essas privatizações. Os equipamentos e serviços de saúde devem ter gerência pública", afirma.

A posição do PT sobre o tema foi trazida ao centro do debate eleitoral pelo adversário de Haddad, José Serra (PSDB). Com base num trecho do programa de governo do petista, Serra passou a afirmar que, se eleito, o rival irá acabar com as OSs.

Hoje, o sistema municipal de saúde mescla unidades administradas pela prefeitura e pelas OSs, entidades privadas sem fins lucrativos, como o Albert Einstein.

Serra defende as OSs e diz que, sem elas, o sistema entraria em colapso.

Após os ataques do rival, Haddad deu duas explicações sobre o tema. Primeiro, disse que faria concurso público nos hospitais geridos por OSs -o que contraria a lógica das organizações. Depois, que manteria o sistema atual, mas ampliaria a fiscalização. Ele acusou o Serra de fazer "terrorismo" com o tema.

O panfleto critica o recuo de Haddad. "É um equívoco achar que a situação pode melhorar com fiscalização". "O sangue do PSDB tem a marca da privatização. (...) Com a vitória do PT podemos reverter essa situação."

O texto termina dizendo que, Haddad eleito, é preciso mobilização para que ele "cumpra a decisão partidária de fim das OSs".

Donato afirmou que não poderia proibir a corrente do partido de manifestar opinião. "Mas a posição deles não prevaleceu. Ela não expressa a decisão da campanha nem a de Haddad."

-

SEM PAIXÃO
Mesmo sendo agarrado frequentemente por eleitoras, Serra caiu entre elas: foi de 38% a 34% no Datafolha

36%
dos eleitores paulistanos entrevistados pelo Datafolha disseram que irão votar em Serra ou Haddad por... falta de opção melhor

ELES E ELAS
Entre os homens, Haddad esteve acima dos 50% nas três pesquisas Datafolha feitas até agora no 2º turno; entre as mulheres, seu maior patamar foi 48%

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.