Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Debate não teve vencedor para metade dos eleitores

26% dizem que Haddad ganhou; 15% citam Serra

DE SÃO PAULO

Um terço dos paulistanos assistiu ao debate entre Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) transmitido sexta-feira à noite pela TV Globo. Mas metade dos eleitores (51%) não sabe apontar quem foi o vencedor. Para 26%, o petista ganhou. Na opinião de 15%, o tucano foi melhor.

Esses resultados são da pesquisa Datafolha finalizada ontem sobre as intenções de voto para prefeito de São Paulo na eleição de hoje.

A pergunta sobre o debate foi feita mesmo para os que não viram a transmissão, mas ficaram sabendo do evento.

Os resultados tendem a favorecer Haddad não só por ter conseguido mais pontos do que Serra entre os que apontaram um vencedor.

Isso porque, segundo o mesmo levantamento, o petista lidera em intenções de voto por 58% a 42% na conta dos válidos (que exclui brancos e nulos). Na conta dos votos totais, Haddad alcança 48% contra 34% de Serra. Brancos e nulos somam 11%. Outros 7% disseram que não sabem em quem votar.

A lógica que indica favorecimento a Haddad é a seguinte: se para a maioria nenhum dos dois venceu o debate, significa que o evento não teve impacto significativo capaz de gerar mudança relevante nas tendências de intenções de voto. É o que ele precisava para manter a liderança.

Encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo, o Datafolha entrevistou 3.992 pessoas ontem e anteontem, o que resulta numa margem de erro de dois pontos.

A pesquisa mostrou que 92% dos eleitores estavam totalmente decididos sobre o voto. Entre os adeptos do petista, 8% disseram que ainda poderiam mudar de candidato. Entre os adeptos do tucano, 7% disseram que ainda poderiam mudar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.