Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT e PSDB duelam por 2014 no interior de SP

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO
REYNALDO TUROLLO JR.
DE SÃO PAULO

O segundo turno das eleições no interior paulista se transformou num duelo entre PT e PSDB, que aproveitam as disputas locais para medir forças já de olho na sucessão estadual em 2014.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Lula (PT) atuaram pessoalmente nas campanhas.

A estratégia principal do PT é tentar minar polos tradicionalmente tucanos para enfraquecer a possibilidade de reeleição de Alckmin.

Das 7 cidades do interior e litoral onde haverá segundo turno hoje, em 2, Campinas e Taubaté, os petistas disputam com candidatos próprios -Lula fez comícios nos locais.

Em Campinas, Marcio Pochmann (PT) enfrenta Jonas Donizette (PSB). Já em Taubaté, Ortiz Junior (PSDB) abriu vantagem sobre Isaac do Carmo (PT) nas últimas pesquisas do Ibope.

"Estamos confiantes, mas a ida para o segundo turno já é uma grande vitória política", afirmou Edinho Silva, presidente do PT-SP.

Nas demais cidades onde não tem candidatos próprios, o PT trava batalhas contra o PSDB apoiando aliados.

Em Jundiaí, comandada pelo PSDB há 16 anos, Lula esteve no palanque do candidato Pedro Bigardi (PC do B), que disputa contra Luiz Fernando Machado (PSDB).

O PT também aposta na vitória em Ribeirão Preto, onde fechou com a prefeita Dárcy Vera (PSD), que busca a reeleição contra o tucano Duarte Nogueira. O partido deixou claro que a aliança só saiu porque Dárcy prometeu retribuir o apoio em 2014.

Contra a investida petista, Alckmin foi às ruas pedir votos para tucanos e aliados.

O partido briga para se manter no governo em Sorocaba, que administra há 16 anos, onde o tucano Antonio Carlos Pannunzio enfrenta Renato Amary (PMDB).

Enquanto Lula e Dilma gravaram mensagens pedindo votos para Amary, Alckmin foi pessoalmente a Sorocaba.

Em Franca, governada pelos tucanos há oito anos, a situação parece ser mais tranquila: Alexandre Ferreira (PSDB) aparece nas pesquisas com vantagem sobre Graciela Ambrosio (PP).

O secretário-geral do PSDB no Estado, César Gontijo, diz que, independentemente do segundo turno, a sigla sai na frente do PT rumo a 2014. "Tivemos confronto direto com o PT em 161 municípios [no primeiro turno], sendo que ganhamos em 104."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.