Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Disputa acirrada

País vai hoje às urnas escolher o prefeito em 50 grandes cidades, no maior segundo turno da história das eleições municipais

DE SÃO PAULO

O Brasil terá hoje o maior segundo turno da história das eleições municipais. Mais de 31 milhões de eleitores estão aptos a escolher os prefeitos de 50 grandes cidades brasileiras, sendo 17 capitais.

Nas seis eleições anteriores com dois turnos, nunca tantas cidades estiveram em disputa na etapa final. A que chegou mais perto do que aconteceu neste ano foi a de 2004, que teve 43 embates.

Levando-se em conta o resultado do primeiro turno e as últimas pesquisas, o governista PT e o oposicionista PSDB tendem a manter a hegemonia nas grandes cidades brasileiras. Hoje possuem o controle de 37 desses municípios e estão em condições de manter o mesmo número.

Nas capitais, o PT tem grande chance de eleger Fernando Haddad e conquistar outra vez São Paulo após oito anos fora da administração da principal cidade do país, desbancando o rival PSDB.

A oposição aposta suas fichas em dois políticos símbolo do anti-lulismo: o deputado federal ACM Neto (DEM), em Salvador, e o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), em Manaus.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.