Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Valério afirma que pagou despesas de Lula, segundo jornal

Recursos foram depositados na conta da empresa do ex-assessor da Presidência

DE SÃO PAULO

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza disse, em depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República, que o esquema do mensalão ajudou a bancar despesas pessoais de Lula em 2003, quando já ocupava a Presidência, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo".

O depoimento foi dado após o empresário ter sido condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com Valério, os recursos foram depositados na conta da empresa do ex-assessor da Presidência Freud Godoy.

O empresário, segundo o jornal, afirma ainda que o ex-presidente Lula deu aval para os empréstimos que serviriam de pagamentos a deputados da base aliada.

Isso teria ocorrido em reunião no Palácio do Planalto com a presença do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, segundo Valério.

Dirceu teria dito que Delúbio, quando negociava, falava em seu nome e no de Lula. Procurado pelo jornal, o advogado de Dirceu negou a acusação.

Em setembro passado, o empresário Marcos Valério procurou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmando ter novas informações a apresentar sobre o caso do mensalão.

De acordo com o que a Folha apurou, um depoimento do empresário mineiro foi prestado às procuradoras Raquel Branquinho e Cláudia Sampaio -esta última mulher de Gurgel.

Uma possível estratégia de Valério é buscar a sua inclusão no programa de proteção a testemunhas, o que, na prática, poderia reduzir a sua pena. O empresário foi condenado a mais de 40 anos de prisão por formação de quadrinha, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página