Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Agricultores perderam suas fontes de água

DO ENVIADO A CUSTÓDIA (PE)

Em meio à maior seca das últimas décadas no sertão nordestino, a agricultora Maria de Amorim, 67, perdeu suas duas únicas fontes de água durante a construção do canal da transposição das águas do rio São Francisco em Custódia, a 340 km de Recife.

Seu poço foi soterrado pela obra e a pequena mina que existia a cem metros do seu sítio secou. Empreiteiras, segundo ela, usaram toda a água para construir o canal.

"Moro aqui há 37 anos e a mina nunca tinha secado", disse. "Antes de as empreiteiras chegarem, a água dava para todo mundo. Podia vir gente com tambor, lata, do jeito que fosse, sempre tinha." As construtoras, diz, usaram carros-pipa e bombas de sucção.

"Eles botaram dois motores: um ficava ligado de dia, e o outro, de noite. Quando a mina secava, eles cavavam a areia com máquina. Nunca pararam de puxar, só quando faltou mesmo. Aí pararam."

Segundo ela, nesse período as empresas lhe forneciam dois carros-pipa por mês. Quando elas se foram, há cerca de um ano, a ajuda acabou. "Ficaram de fazer meu poço novo e nunca fizeram. Agora estou pagando R$ 600 por mês por dois caminhões."

Os carros-pipa vêm da cidade de Serra Talhada; o dinheiro, das aposentadorias dela e do marido, o que dá cerca de R$ 1.200 mensais. "Até agora, a transposição só tirou a água que a gente tinha, não trouxe nada."

Além do canal, a propriedade de Maria de Amorim também foi atravessada pela obra da ferrovia Transnordestina. Apesar dos transtornos, ela diz que não pensa em reivindicar compensações: "Não vou fazer questão porque com o governo a gente é piaba em boca de tubarão."

No sítio vizinho, o agricultor Antonio Brasiliano Siqueira, 67, também responsabiliza as construtoras pelo fim da água na mina. A exemplo de Maria, diz, resignado, que não vai tomar providências.

"A firma carregou a água todinha para fazer o canal, mas com o governo a gente não pode dizer nada, não é? Eles não pediram para usar, mas fazer o quê?"

A construtora OAS, responsável pelo lote da transposição na área em questão, não respondeu aos questionamentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página