Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Site divulga foto que contraria versão de Lupi sobre carona em aeronave

Ministro aparece em um avião King Air, que teria sido alugado por beneficiário de verbas do Trabalho

Pasta havia dito por meio de nota que Lupi usou na viagem pelo Maranhão, em 2009, avião modelo Seneca

ANDRÉIA SADI
CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA
Foto Grajaú de Fato
Carlos Lupi em avião que teria sido alugado por empresário
Carlos Lupi em avião que teria sido alugado por empresário

Um site do Maranhão divulgou ontem imagens do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, utilizando em 2009 a aeronave que, segundo a revista "Veja", teria sido bancada por um dono de ONGs beneficiadas pela pasta.
No sábado, o ministério negou por meio de nota que Lupi tivesse usado a aeronave, um modelo King Air de prefixo PT-ONJ.
De acordo com o texto do ministério, o avião que "acompanhava o Ministro Lupi na agenda não se trata de um modelo King Air, conforme a revista Veja afirmou, mas do modelo Seneca."
A foto foi divulgada pelo site "Grajaú de Fato".
O Ministério não respondeu aos recados deixados pela Folha ontem.
Na semana passada, em audiência na Câmara, Lupi também afirmara não ter nenhuma relação com Adair Meira, o dono das ONGs beneficiárias de convênios no valor de R$ 10,4 milhões com o ministério.
O "Jornal Nacional", entretanto, relatou ter falado com Meira, que teria afirmado que Lupi está "sem memória ou equivocado" quando diz desconhecê-lo. Meira teria confirmado ainda ao jornal que indicou a empresa que cedeu a aeronave e que participou da viagem.
Ex-assessor do Trabalho, o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) dá outra versão. Ele afirmou à Folha que o partido "arrumou" um avião "cedido" por uma empresa do município de Imperatriz para o deslocamento.
"A logística montada no Maranhão foi de responsabilidade de políticos regionais."
Em meio à crise política, o ministro convocou o Diretório Nacional do PDT para uma reunião no sábado.
O presidente do PDT, André Figueiredo, disse que o ministro quer dar explicações e compartilhar com as direções do partido o "desgaste".
Na avaliação de petistas, porém, a situação de Lupi é tão delicada que ele não deverá sobreviver à reforma ministerial do começo do ano, caso resista até lá.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.