Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Subsídios para moradia popular aumentam 200%

DE BRASÍLIA

O governo tem usado os subsídios pagos pelo programa Minha Casa, Minha Vida para inflar as prestações de contas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O programa subsidia moradias populares construídas pelo setor privado, diminuindo o custo de financiamento. Os gastos com subsídios até outubro deste ano já são 200% maiores do que os do mesmo período de 2010.
O governo não tem controle direto sobre a execução desses projetos. Em sua contabilidade oficial, os subsídios entram como despesas correntes, e não como investimentos.
Mesmo assim, o Ministério do Planejamento defende sua inclusão entre os investimentos do PAC por causa do seu impacto na economia.
"O Minha Casa, Minha Vida é responsável pela redução do deficit habitacional, pela alavancagem do investimento privado e pela criação de centenas de milhares de postos de trabalho", afirma.
Se os subsídios fossem incluídos, os investimentos do PAC neste ano ficariam 11% maiores do que os do ano passado, descontada a inflação.
Para o ministério, as obras que receberam menos recursos nos últimos meses já foram concluídas ou estão perto de sua conclusão.
Sobre as despesas correntes e de pessoal, o ministério diz que elas aumentam naturalmente e que, neste ano, o acréscimo é menor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.