Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Fé e política

A renúncia de Bento 16 é vista no Planalto como uma janela para a reaproximação do governo brasileiro com o Vaticano. As relações vêm se desgastando desde 2007, quando a Igreja Católica e Lula travaram debate acerca do ensino religioso na rede pública. A tensão se agravou na campanha presidencial de 2010. Dilma Rousseff não digeriu a mensagem do pontífice às vésperas do segundo turno exortando bispos brasileiros a abraçar a "luta política" contra o aborto.

-

Ato... Para aliados da então candidata à Presidência, a intervenção do pontífice a dois dias da eleição foi interpretada como um ataque. Na época, contudo, Dilma reagiu protocolarmente à fala de Bento 16 a religiosos do Nordeste que o visitavam.

... de contrição O aborto havia sido deslocado para o centro da disputa eleitoral com José Serra. Bispos da ala mais conservadora da Igreja pregavam boicote deliberado à petista, a quem se vinculava defesa da descriminalização da prática no país -conduta sempre negada por ela.

Oremos Interlocutores da presidente, que recebeu a informação da renúncia ontem, por volta das 9h, entendem que a substituição redimensionará a Jornada da Juventude. Previsto para julho, no Rio de Janeiro, o evento tinha público estimado em dois milhões de fiéis. Esse número deve ser revisado agora.

Teste Como o ato para jovens deve se transformar na estreia do novo papa em megaeventos, o país será centro das atenções antes mesmo da Copa-2014, exigindo, assim, ações complementares na área de infraestrutura.

Timing Na semana passada, representantes do Ministério da Justiça e do governo fluminense haviam tomado as medidas derradeiras sobre o plano de segurança para recepcionar Bento 16. O aparato que seria mobilizado foi definido com o secretário José Mariano Beltrame.

Sinais Quem convive com dom Odilo Scherer diz que o arcebispo de São Paulo viajou a Roma ciente de que o consistório ordinário iniciado ontem não teria em pauta apenas a canonização de três novos santos. "Ele já sentia que havia indícios de mudança", afirma um interlocutor.

Corrida... Dois nomes lideram patrocínios no meio jurídico para ocupar cadeira de Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal, a ser definida em março. O advogado Heleno Torres conta com apoio de Ricardo Lewandowski, enquanto Humberto Ávila tem a bênção do ex-ministro da corte Eros Grau.

... suprema Por fora, corre Sílvio Rocha, do Conselho Nacional de Justiça, apadrinhado por Celso Bandeira de Mello. Petistas, contudo, veem com reserva apoio do jurista, já que ele foi um dos responsáveis pela indicação de Ayres Britto, cuja atuação no julgamento do mensalão decepcionou o partido.

Fome de votos Em seu giro carnavalesco pelo interior de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) repetiu indigesto menu de almoço no domingo, em Pesqueira, e ontem, em Olinda: buchada de cabrito. Um correligionário do governador sentenciou: "É cardápio de candidato".

Ensaio... Flávio Dino (PC do B-MA) acusa a família Sarney de promover campanha no Carnaval contra o prefeito de São Luís. Segundo Dino, funcionários de Roseana Sarney (PMDB) alardeiam que Edivaldo Holanda (PTC), que é evangélico, seria contrário à festa popular.

... geral O presidente da Embratur diz que as críticas são uma prévia da estratégia dos adversários para a eleição estadual. "Querem promover uma guerra santa".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

-

tiroteio

"Mais que uma lei, a Ficha Limpa é um novo degrau da consciência da cidadania. Pena que o parlamento não tenha sintonia com ela."

DO JUIZ ELEITORAL MARLON REIS, analisando o fato de 9 das 27 Assembleias Legislativas do país serem presididas por deputados com pendências judiciais.

-

contraponto

Jornada complementar

Fernando Haddad acompanhava a primeira noite de desfiles no sambódromo paulistano, sexta-feira, quando foi cercado por secretários no camarote da prefeitura. O verador Orlando Silva (PC do B) perguntou, brincando:

-Todos vieram receber a liberação para a folia?

Um assessor completou, sem que Haddad ouvisse:

-Está esgotada a cota de trabalho da semana. Isso se não vier uma convocação de emergência até quarta-feira.

João Antonio, titular da pasta de Relações Governamentais, contemporizou:

-Na verdade, estamos todos em plantão permanente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página