Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Perigo real e imediato

Linha direta Lupi contou a pedetistas que, durante a reunião de ontem no Planalto, Dilma o colocou ao telefone para falar com Lula. O ex-presidente teria incentivado o ministro a resistir, a exemplo do que fez com Orlando Silva pouco antes de sua degola no Esporte.

-

Choque térmico Quem viu Lupi diz que o ministro saiu mais animado do papo com Dilma do que da conversa com correligionários.

Mão de ferro Mesmo perdendo apoio nas bancadas do PDT, Lupi sabe que pesa a seu favor o amplo controle exercido sobre a sigla nos Estados. Nos mais importantes, os pedetistas são dirigidos por comissões provisórias, sujeitas à intervenção nacional sobretudo na definição de alianças eleitorais.

Caseiro Se o Trabalho mudar de titular, mas seguir com o PDT, dois nomes, no momento, agradam cabeças do Planalto: Vieira da Cunha (RS) e Brizola Neto (RJ).

Um agrado João Paulo Cunha (PT-SP) trabalha para incluir no Orçamento de 2012, por meio de uma emenda da CCJ, previsão de reajuste para o Judiciário. A ideia é um aditivo com valor estimado em R$ 250 milhões. O deputado responde no STF ao processo do mensalão.

Sigamos Na reunião de coordenação do governo, Dilma colocou o tema DRU em pauta, mas fez questão de dizer que queria "discutir o futuro", e não avaliar o passado. A ministra Ideli Salvatti e o líder Cândido Vaccarezza (PT-SP) bateram cabeça na votação do primeiro turno do projeto, na semana passada.

Passando... Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI, virá ao Brasil em dezembro conversar com Dilma. O encontro, a ser anunciado oficialmente hoje, acontecerá em 1º de dezembro.

...o chapéu A primeira mulher a dirigir o FMI quer saber o que o Brasil pode fazer para ajudar a conter a turbulência global. Espera ainda discutir as vulnerabilidades do país -no entender do Fundo, o risco, desta vez, supera o da "marolinha". Além de Dilma, Lagarde verá Guido Mantega (Fazenda) e Alexandre Tombini (BC). No dia 2, ela visita a Febraban em SP. A caminho do Brasil, passará por México e Peru.

Barbearia Do deputado Ricardo Berzoini, em seu Twitter: "Lula fez barba e cabelo. O bigode será na eleição municipal de 2012".

Para depois Geraldo Alckmin adiou para 17 de dezembro reunião do secretariado que ocorreria sábado. Até lá, quer equacionar o espaço do PDT em sua equipe.

Visita à Folha Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A., visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Cristina Betts, vice-presidente de Finanças, e Renata Grabert, assessora de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Nós vivemos num regime presidencialista, não parlamentarista. Quem tem de dizer o que pensa a respeito do Lupi é a Dilma, não o PDT."
DO DEPUTADO MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), defensor da saída do ministro do Trabalho, condenando a ideia do partido de reunir a Executiva Nacional para discutir a situação dele diante do acúmulo de denúncias.

contraponto

Em casa

Certa vez, em visita ao ministério de Carlos Lupi, um sindicalista conversava com Luiz Antônio de Medeiros, então responsável pela área de Relações do Trabalho. Quando este saiu da sala para resolver uma pendência, Paulinho da Força, que também estava por ali, acomodou-se sem a menor cerimônia na cadeira do secretário.
Surpreendido com a cena, o visitante acabou por relatá-la a Lupi, que deu de ombros:
-Esquece, o Paulinho é assim mesmo... Se eu levantar, ele senta na minha cadeira também!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.