Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coluna sobre mensalão ganha Prêmio Folha

Marcelo Coelho recebeu o 20º Grande Prêmio por suas análises sobre o julgamento da ação penal pelo Supremo

A melhor reportagem foi a investigação sobre o esquema de corrupção Aprov, que derrubou o diretor Hussain Aref

DE SÃO PAULO

Pela primeira vez desde que foi instituído, em 1993, o 20º Grande Prêmio Folha não foi concedido a uma reportagem, fotografia ou série, mas sim a uma coluna de análise.

Em "Questões de Ordem", Marcelo Coelho examinou passo a passo as 53 sessões do julgamento do mensalão, esclarecendo questões intrincadas da ação e sintetizando o andamento dos debates no Supremo Tribunal Federal.

O resultado foi "o melhor relato da imprensa brasileira sobre o julgamento", na avaliação da comissão julgadora -formada por Vinicius Mota (secretário de Redação), Suzana Singer (ombudsman), Fernando Nemec (diretor de Tecnologia da Folha), Luciana Maia (diretora da Publifolha) e Xico Sá (colunista).

A premiação coroa o esforço empreendido pelo jornal a partir de 2010 para substituir o mero relato dos fatos por um jornalismo mais denso e interpretativo. Desde então, a Folha quadruplicou o número de textos analíticos.

O prêmio de reportagem foi dado à investigação "Ex-diretor da prefeitura compra 106 imóveis em 7 anos", de Evandro Spinelli e Rogério Pagnan. A descoberta do esquema de corrupção derrubou o então diretor do Aprov Hussain Aref Saab e desgastou o ex-prefeito Gilberto Kassab.

O "RUF - Ranking Universitário Folha" venceu na categoria Serviço. Criado por Hélio Schwartsman, Sabine Righetti, Fábio Takahashi, Heloísa Helvécia e Vera Guimarães Martins, este levantamento sobre a qualidade do ensino superior tornou-se a primeira avaliação nacional do gênero e orientou vestibulandos na escolha do curso.

O "Folhacóptero", criado por Simon Ducroquet, Otávio Burin, Ariel Tonglet e Mário Kanno, venceu na categoria Arte. Ele consiste num videográfico capaz de sintetizar um grande número de dados.

A melhor foto foi a imagem de Dilma Rousseff diante do quadro "Medusa Mortola", de Caravaggio, de Sérgio Lima.

Lulie Macedo, Vera Guimarães Martins, Cesar Albornoz, Fabio Marra e Mário Kanno ganharam o prêmio de Edição com a reformulação dos Classificados, que deixou esses cadernos mais atraentes.

O "TV Folha" venceu na categoria Especial. Produzido por João Wainer e Fernando Canzian e veiculado aos domingos às 19h30 na TV Cultura, ele levou à televisão inovações de linguagem e reportagens do jornal impresso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página