Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma diz que terá 'vida longa' com PMDB

Em convenção do partido, presidente elogia 'maior parceiro' do governo, mas não confirma nome do vice para 2014

Ameaçado de perder vaga para o PSB, Michel Temer afirma que a parceria da sigla com o PT é 'indestrutível'

DE BRASÍLIA

Em discurso repleto de elogios à parceria com o PMDB, a presidente Dilma Rousseff defendeu "vida longa" à coalizão com o partido, mas deixou de explicitar que Michel Temer permanecerá como vice de sua chapa na disputa pela reeleição, em 2014.

Com 45 minutos de discurso, o mais longo do dia, Dilma foi a principal destaque da convenção nacional do PMDB, ontem, em Brasília, que reelegeu Temer como presidente do partido -chamado por ela de "o maior parceiro do meu governo".

"O convite do PMDB ofereceu uma oportunidade extraordinária para que, juntos, possamos celebrar essa parceria solida, produtiva e que, sem dúvida alguma, terá uma longa vida", disse Dilma.

Peemedebistas tinham a expectativa de que ela fosse direta ao definir Temer como seu vice. Dilma fez elogios seguidos, citou Temer 12 vezes, mas a explicitação não veio.

O discurso de Dilma ocorreu num momento de tensão na base aliada devido à pressão de grupos petistas para oferecer ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, a vaga de vice -de forma a convencê-lo a desistir de uma candidatura própria em 2014. Convidado, Campos não foi à convenção.

Emissários do Planalto argumentam que Dilma foi até o limite do permitido pela legislação eleitoral e que ela não poderia lançar a candidatura da chapa. Temer reforçou esse argumento.

Em carta lida pelo presidente do PT, Rui Falcão, único representante de outro partido na convenção, o ex-presidente Lula disse que "Temer tem cumprido papel particularmente significativo [no sucesso do governo]". Mas não explicitou a permanência dele como vice.

Dilma discursou após Temer dizer que a aliança de PT e PMDB é "indestrutível". Citou as "qualidades de político competente, sério e excepcional negociador" do vice.

A presidente mencionou, em três oportunidades, "os demais partidos da base aliada" como protagonistas dos louros do governo -e falou no PMDB como um deles.

Ao final da convenção, Temer provocou surpresa em aliados no PMDB: recuou de uma decisão que havia tomado para acumular os cargos de presidente e vice do partido. Como nos últimos dois anos, vai se licenciar para que assuma interinamente o vice da sigla, o senador Valdir Raupp (RO).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página