Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Instituto Lula diz que objetivo é o interesse da nação

DE BRASÍLIA

O Instituto Lula confirmou que as empresas bancam as viagens do ex-presidente, mas disse que o objetivo delas é consolidar a "imagem e os interesses da nação brasileira".

Paulo Okamotto, presidente da ONG do petista, disse em nota que "na esfera internacional, o Instituto Lula tem como principais objetivos cooperar para o desenvolvimento da África e apoiar a integração latino-americana".

Ele afirma que o instituto é uma organização sem fins lucrativos, financiada por pessoas físicas e jurídicas. Diz ainda que Lula "recebe com frequência dezenas de convites para explicar o êxito econômico e social do seu governo e opinar sobre temas regionais e globais".

"Esses convites partem tanto de entidades populares, empresariais, sindicais, movimentos sociais, universidades e centros de pesquisa, quanto de governos, organismos multilaterais e órgãos de imprensa", afirma a nota.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente é remunerado para dar palestras no exterior e as entidades que promovem os eventos se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem.

Porém, segundo o instituto, as informações são "de caráter comercial e privado, não cabe divulgar valores".

A Folha enviou perguntas específicas sobre cada viagem para Odebrecht, Camargo Corrêa e OAS. As duas primeiras divulgaram notas gerais. A última não respondeu até a conclusão desta edição.

A Odebrecht diz ter pago viagens de Lula para "ministrar palestra a empresários, investidores, líderes políticos e formadores de opinião".

Segundo a empreiteira, porém, "assuntos de interesse da Odebrecht não constaram da pauta dos encontros e das reuniões das quais o ex-presidente Lula participou nas viagens aos países onde a organização tem negócios".

Por fim, a empresa diz que Lula ajudou na projeção internacional do Brasil, mas "o processo de internacionalização da Odebrecht teve início em 1979 e é consolidado em uma estratégia planejada".

A Camargo Corrêa diz que "apoiou" o instituto "na promoção de fóruns empresariais" com o "patrocínio de palestras" de Lula para empresários e líderes políticos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página