São Paulo, sábado, 01 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A posse de Dilma Rousseff

Confira como será o cerimonial de hoje em Brasília, dividido em três atos; festa deverá ser acompanhada por até 20 mil pessoas e 10 mil seguranças

DA ENVIADA A BRASÍLIA

A organização para a posse de Dilma Rousseff como primeira mulher presidente da República terá um contingente de segurança que pode chegar a 10 mil pessoas, entre policiais, militares das Forças Armadas e equipe de controle de espaço aéreo.
O número representa a metade da expectativa total de público para o evento, que é de 20 mil pessoas.
A posse é, na verdade, dividida em três atos, a começar pelo Congresso, onde Dilma fará um discurso político.
Na sequência, do parlatório do Palácio do Planalto, Dilma se dirigirá à população (quando se espera um conteúdo mais social em sua fala). Finalmente, no Itamaraty, a presidente recepciona as autoridades estrangeiras presentes à cerimônia.
No cerimonial, serão 750 homens e mulheres responsáveis pela segurança.
Na quinta-feira foi feito o último ensaio antes da posse. A equipe de segurança treinou até mesmo o ritmo da corrida ao lado do Rolls Royce que levará a futura presidente (acompanhada da filha, Paula) até a chegada ao Congresso -no trajeto, ela será escoltada por seis mulheres da Polícia Federal. Em caso de chuva, como é a previsão para Brasília, será utilizado um veículo fechado.
A partir do Congresso, como já estará empossada na Presidência, a segurança fica a cargo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
Parte do grupo está preparado para evitar que o cordão de segurança seja violado, como ocorreu em 2003 na posse de Lula, chegue ao carro que conduz o presidente.
O espaço aéreo de Brasília foi restrito. Helicópteros e atiradores de elite estarão posicionados nos locais onde eleita e autoridades passarão. Até a conclusão desta edição, 23 presidentes e primeiros-ministros tinham confirmado presença.
Apesar de ter sido reservado no Congresso um espaço para que a presidente troque de roupa, é improvável que isso ocorra. Pa a recepção no Itamaraty, porém, a mudança de figurino é cogitada.


Texto Anterior: Foco: Em seu último dia, Lula ganha máquina de café e pílulas de "amor" e "dedicação"
Próximo Texto: O trajeto da cerimônia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.