São Paulo, quarta-feira, 01 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Investigação faz "inversão da legalidade", diz advogado

Segundo a defesa, único alvo do MP é o prefeito de Campinas

DE CAMPINAS

A investigação do Ministério Público sobre um suposto esquema que fraudava licitações da Prefeitura de Campinas tem como alvo o prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos, o dr. Hélio (PDT), e está cometendo "uma inversão absoluta da legalidade".
É o que diz o advogado Eduardo Carnelós, que representa dr. Hélio e a primeira-dama Rosely Nassim Santos, suspeita de comandar uma organização de agentes públicos que cobrava propinas após direcionar contratos.
Para Carnelós, a forma como a investigação é conduzida deixa claro que o alvo é dr. Hélio. "Se não fosse, por que as cópias do relatório teriam sido entregues aos vereadores que apuram a necessidade de um impeachment?"
O advogado se refere à Comissão Processante, composta por três vereadores de Campinas e instaurada por unanimidade em 23 de maio.
Carnelós afirma que os promotores não admitem que estão investigando o prefeito porque têm conhecimento de que isso é ilegal.
"Jogam a opinião pública, com base na palavra de alguém que confessa ter praticado crimes e que, para ter perdão garantido, só precisa continuar acusando", disse, referindo-se ao acordo de delação premiada feito com o ex-presidente da Sanasa Luiz Castrillon de Aquino.
Para Canelós, o acordo indica um posicionamento da Justiça. "Estamos vivendo uma inversão absoluta, a segurança jurídica não existe."

DIÁLOGO
A respeito de uma conversa telefônica entre dr. Hélio e a primeira-dama que foi interceptada, o advogado afirma que foi ele quem provocou o diálogo.
Durante a conversa, o prefeito pergunta se a Solução Transporte e Logística, da qual ela é sócia, prestou serviços à Sanasa.
A primeira-dama responde "jamais, nunca" e ele pergunta se ela tem "certeza absoluta", obtendo, então, uma resposta positiva.
O diálogo é apontado pelos promotores como indicativo de que o prefeito "não tem conhecimento do esquema criminoso comandado por sua esposa".
"Saiu uma matéria dizendo que a Solução era uma das empresas com contratos com a Sanasa. Eu perguntei ao Hélio e ele provavelmente ligou para a mulher dele com a mesma intenção, preocupado com a regularidade. Qual o problema disso?" (MR)


Texto Anterior: PF identificou desvios em Campinas
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.