São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

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ANJ orienta jornais sobre cobertura das eleições

Associação faz cartilha para mídia impressa

DE SÃO PAULO

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) lançou na internet uma cartilha com orientações e sugestões para empresas da mídia impressa sobre a cobertura eleitoral e a publicação da propaganda de candidatos até o pleito nacional de outubro.
Os veículos de comunicação impressos têm direitos e deveres diferentes das empresas de rádio e televisão, que funcionam sob regime de concessão pública.
A cartilha da ANJ explica que os associados da entidade podem manifestar opiniões favoráveis às candidaturas em editoriais, desde que a conduta não configure abuso do poder econômico.
Também recomenda que seja dado tratamento equânime aos políticos que tenham a mesma projeção eleitoral.
O texto divulga de forma didática regras relativas às pesquisas eleitorais, aos debates, à utilização de matérias de jornal, aos sites na internet e ao direito de resposta, entre outros assuntos.
Quanto à propaganda eleitoral, permitida na imprensa escrita a partir de 6 de julho, a cartilha chama a atenção para eventuais tentativas das campanhas de driblar as limitações da lei sobre o número de anúncios de cada candidato por edição.
O material está disponível no site www.anj.org.br. O acesso ao arquivo pode ser feito após um clique no "banner" "Eleições 2010 - Orientações aos Associados".


TODA MÍDIA
A coluna de Nelson de Sá voltará a ser publicada em 5 de julho




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