São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Ato de contrição

Ao dizer, numa entrevista coletiva ontem em São Paulo, que não pretende "fazer nada que possa infringir a legislação" e que o presidente da República tem de "dar o exemplo", não lhe cabendo "criar nenhum constrangimento para a Justiça Eleitoral", Lula estava imbuído de uma preocupação que lhe foi transmitida por conselheiros com conhecimento nessa área.
Segundo eles, o presidente chegou ao limite do que pode fazer por Dilma dentro do "buraco negro" da pré-campanha. Qualquer tentativa de esticar ainda mais a corda, alertam esses colaboradores, pode resultar em dano maior do que sua coleção de multas.




Em alerta 1 No que diz respeito à Justiça Eleitoral, a principal preocupação da campanha de Dilma Rousseff tem nome e sobrenome: Marco Aurélio Mello.

Em alerta 2 De volta ao Tribunal Superior Eleitoral, do qual já foi presidente, o veterano ministro do Supremo tem dito e repetido que os abusos cometidos na pré-campanha têm gravidade e quantidade suficientes para dar margem à cassação do registro da candidatura.

Data mantida Sem prejuízo de uma ou outra declaração mais inflamada, ninguém na cúpula do PMDB leva a sério a hipótese de adiar a convenção do próximo dia 12, na qual Michel Temer será aclamado vice de Dilma, como forma de pressionar o PT a anunciar o apoio a Hélio Costa em Minas Gerais. Reza o discurso oficial que até lá tudo estará resolvido.

Vai entender 1 Clésio Andrade, presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e candidato ao Senado pelo PR, reuniu ontem num almoço em Brasília integrantes do PRB, do PSB e do PT mineiros. Todos juraram de pés juntos defender até o fim a pretensão do petista Fernando Pimentel de disputar o governo.

Vai entender 2 O discurso do grupo está afinado: se Pimentel não for candidato, a campanha de Dilma ficará "capenga" em Minas. Esperado no almoço, o ex-prefeito de Belo Horizonte acabou por não aparecer. Em tempo: o Planalto e o PT nacional continuam a garantir que está tudo acertado para o apoio dessa tropa inteira à eleição de Hélio Costa.

Sem dono Indicado pela Justiça Eleitoral como contratante de levantamento Ibope no qual Dilma aparece com 44% e Serra com 27% no Rio de Janeiro, o Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins sustenta não ter conhecimento da pesquisa.

Laço O sindicato é filiado à CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), por sua vez ligada ao PMDB de Sérgio Cabral. O governador registra 43%, contra 21% de Anthony Garotinho (PR).

Vai encarar? Interessados em evitar a coligação com o PP no Paraná na chapa proporcional, deputados tucanos cuidam de lembrar à cúpula do partido que o mensaleiro José Janene disputará vaga na Câmara. Perguntam como ficará a situação se ele subir no palanque de Beto Richa e José Serra.

Lobisomem Post romântico no Twitter do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo: "A lua em Brasília é irresistível. Agora mesmo estava uivando para ela da janela do apartamento".

Visita à Folha. Eike Batista, presidente do Grupo EBX, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Roberto D'Ávila, jornalista e diretor de Projetos Especiais.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

tiroteio

O Pimentel pode ajudar a selar a aliança em Minas. Ou então buscaremos no Diretório Nacional os votos para fazer a intervenção.

DO SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO PT, ANDRÉ VARGAS, cobrando do correligionário Fernando Pimentel, que gostaria de disputar o governo, a retirada da candidatura e o apoio a Hélio Costa (PMDB).

contraponto

Correio elegante

Durante a formatura de alunos de curso profissionalizante destinado a beneficiários do Bolsa Família, ontem em São Paulo, Lula recebeu bilhetinhos redigidos pela plateia, majoritariamente formada por mulheres.
Depois de dizer que elas são "as caras", o presidente notou que os recados não paravam de chegar ao palco. -Tem bilhete aqui para todos os gostos!- comentou, emendando em seguida uma ressalva:
-Só não veio um romântico...
Nessa hora, alguém na plateia gritou "eu te amo".


Próximo Texto: Centrais gastam R$ 800 mil em ato para criticar o PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.