São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Bolsa Família, SUS etc.

Fechando a semana, o "China Daily" deu manchete para os suicídios na fábrica do iPhone e, depois, para a greve por salário nas fábricas da Honda.
E ontem, abrindo a semana na página de opinião, um artigo defendeu, como "tarefa governamental" para combater a crescente diferença de renda, "um valor em dinheiro diretamente aos mais pobres, como no exemplo interessante do Brasil, que vem dando largos passos na distribuição". Cita que o programa exige manter "as crianças na escola".
Também na página, o "China Daily" republicou um editorial do Southcn.com, defendendo seguir o Brasil na adoção de um sistema de "educação e tratamento médico grátis", pois os custos "são os maiores fardos para a maioria das famílias chinesas".

É ótimo ter um líder mundial como a Petrobras para destrancar nosso potencial.
JOHN KEY
primeiro-ministro da Nova Zelândia, ao anunciar uma concessão para exploração de petróleo na costa do país, via "New Zealand Herald" e agências.

fundstrategy.co.uk
SUPER
Na capa da revista para investidores da City, o centro financeiro de Londres, "Brasil liga". No enunciado interno, "a eleição de Lula anunciou uma nova era" e o país pode, sim, ser a quinta economia. Desde que enfrente "desafios" como a falta de infraestrutura

É muito ruim quando o presidente não dá o exemplo. O exemplo vem de cima.
MARCO AURÉLIO MELLO
ministro do TSE, ao site da "Veja", dizendo que as multas "podem pesar numa eventual impugnação" de Dilma Rousseff, aviso que "também vale para José Serra".

CARISMA?
Em meio ao vazamento de novas pesquisas, do Vox Populi no "Estado" ao Ibope no "Jornal do Brasil", apontando suposta liderança de Dilma Rousseff no país e no Rio, o cineasta Oliver Stone se encontrou com a petista, na home de UOL, Terra e outros.
Segundo o iG, o diretor, que está no país para divulgar o lançamento do filme "Ao Sul da Fronteira", descreveu Dilma como "carismática e forte".

video.globo.com
MAIS UM Na capa do jornal "O Estado de S. Paulo", "População de rua cresce 57% em SP" em dez anos. Da Folha, "Morador de Santa Cecília planeja expulsar sem-teto" forçando ONGs e restaurantes a "não doar comida". Fim do dia, por Globo e outras, "vejam só as imagens das chamas" no incêndio de uma favela no Morumbi

"DETIDOS"
Na manchete on-line do "New York Times" à tarde, "Israel retém centenas de detidos durante incursão contra frota". O mesmo "NYT" registrou -e depois tirou do texto- que Israel estava "negando acesso de jornalistas a testemunhas que podem contradizer sua versão dos fatos". Entre os "detidos", o escritor sueco Henning Mankell.
Por aqui, da BBC Brasil ao UOL, "Israel impede brasileira detida de contatar família, diz Itamaraty", sobre a cineasta Iara Lee.
Fim do dia e, manchete na Reuters Brasil, "Israel deportará todos os detidos após ataque a navios".

TURQUIA VS. EUA
Na manchete on-line do "Wall Street Journal" à tarde, "Turquia ataca resposta dos EUA a Israel". Foram confirmados quatro turcos entre os mortos. O chanceler turco criticou a declaração de Washington, anteontem, e também as 11 horas que o Conselho de Segurança gastou até aprovar uma condenação vaga às "ações" na incursão contra a frota. Foram os EUA que "trabalharam nos bastidores para enfraquecer a linguagem" do comunicado da ONU.

OTAN NO SUL?
Em entrevista à Reuters após passar ao segundo turno, Juan Manuel Santos prometeu tornar a Colômbia "um ator mais importante no cenário global". Para tanto, "queremos nos introduzir mais na Otan", organização militar liderada pelos EUA.

ZELAYA VOLTA?
Segundo AFP e Efe, o presidente de Honduras, Porfírio Lobo, negocia com o ex-presidente Manuel Zelaya, derrubado por um golpe, seu retorno ao país. Zelaya agradeceu "as boas intenções" e vai analisar, mas já diz que o exílio "é uma tortura".




Leia mais em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br

Texto Anterior: Congresso: Senado vota pacote de bondades a servidores que custará R$ 1,9 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.