São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

"Surpresa"

Na manchete on-line do "Guardian", "Mulher a ser apedrejada no Irã recebe oferta de asilo do presidente Lula". O filho de Sakineh Ashtiani afirmou que "o Irã não pode ignorar o Brasil tão facilmente como outros" e que, logo após a fala de Lula, "funcionários ligaram para avisar que o caso seria definido nesta semana". A agência Fars, "porta-voz do regime", noticiou, mas o site Jahan, ligado à Guarda Revolucionária, postou que ele foi "influenciado pela propaganda ocidental". A oferta foi noticiada por CNN, BBC e chegou à home de "Washington Post" e Huffington Post . Segundo o "Guardian", o chanceler Celso Amorim havia pedido por Ashtiani ao colega iraniano dias antes. Em longa entrevista ao "Clarín", Amorim detalhou as negociações para o acordo nuclear do Irã e como vem mantendo informado o governo argentino.

"The Observer"/pressdisplay.com
LEA T
No "Observer", duas páginas para "A solidão da primeira supermodelo transexual", que estrela a nova campanha Givenchy e é filha de Toninho Cerezzo

Lalo de Almeida/chronicle.com
Jovens estudam na Educafro para o vestibular

// AFFIRMATIVE ACTION" CÁ
O prestigioso "The Chronicle of Higher Education" dá a longa reportagem "Nas universidades do Brasil, ação afirmativa enfrenta testes cruciais", destacando que, "enquanto Supremo analisa abolir cotas, o Congresso busca expandir". Sublinhando que foi o último país a abolir a escravidão, encerra com a avaliação, de professora da Universidade do Texas, de que o Brasil precisaria de ação afirmativa "por 10 a 20 anos".

online.barrons.com
Tio Sam cercado de "vales" e seus principais credores

// BONDADE BRIC
O "Barron's", semanário do "Wall Street Journal", publicou "Tio Sam: Dependendo da bondade de estranhos", destacando que "potências emergentes como a China e o Brasil agora têm um grande naco da dívida do Tesouro dos EUA. Isso é motivo para preocupação ou para alegria?". O jornal não chega a responder, mas anota que "alguns se preocupam porque nos tornamos vulneráveis a governos cujos interesses não coincidem necessariamente com os nossos". Avisa que "ninguém sabe ao certo até quando os estrangeiros estão dispostos a manter o arranjo".

AP
ESMERALDAS
A AP noticia de Los Angeles que vai a julgamento a disputa de americanos pela "Bahia Emerald", pedra tirada do Brasil em 2001 por US$ 60 mil, mas que foi avaliada em US$ 400 milhões

Dilma & mercado Depois de apontar o "risco Serra", a agência Reuters despachou ontem a reportagem "Brasil em crescimento precisa de mais capital privado, diz Rousseff". Também em destaque, ela está "contente com taxa de câmbio e autonomia do Banco Central" e diz que "juros devem cair com redução da dívida".

Serra & mercado Com eco on-line , a coluna de FHC no jornal "O Estado de S. Paulo" e outros, mas não no "Globo", alertou que "muita gente nas elites" e no exterior aceitou a tese de indiferença dos candidatos, mas Dilma traria "mais controle do Estado" e "burocratização na economia", contra o modelo "competitivo" de Serra.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Aprovação mais alta do PT projeta bancada recorde
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: Folha e UOL terão debate transmitido via satélite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.