São Paulo, quarta-feira, 02 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Walesa afirma que hoje concorda com ex-presidente

ANDRZEJ ADAM WRÓBEL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em entrevista no último dia 14 em Gdansk, o ex-presidente polonês Lech Walesa admite que hoje concorda com alguns pontos de vista do ex-presidente Lula sobre o capitalismo, que antes rejeitava.
Convidado para o ciclo Fronteiras do Pensamento, em São Paulo, Walesa não pôde viajar e foi substituído pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -que falará hoje às 20h30 na Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, 16). Os ingressos estão esgotados.
Em entrevista ao projeto Fronteiras do Pensamento, Walesa falou de seu primeiro encontro com Lula em 1981: "Tivemos uma discussão dura". Lula, diz ele, defendia o socialismo com convicção e por isso perdia as eleições.
"Eu tinha que construir o capitalismo, mesmo que tivesse dúvidas sobre o sistema. Eu não poderia dizer que Lula tinha razão porque eu tinha de destruir o comunismo. Após tantos anos, acho que ele estava certo em várias coisas, pois ele já vivia no capitalismo. Eu construí o capitalismo e agora vejo, como ele viu antes, quão detestável o capitalismo pode ser."
Apesar da saúde debilitada, o Prêmio Nobel da Paz de 1983 segue lutando pela liberdade e hoje apoia o movimento "Ocupe Wall Street": "Precisamos reformar o capitalismo", pois o socialismo tem bons objetivos, mas não funciona.


Texto Anterior: Petista receberá remédio em casa por bomba de infusão até sábado
Próximo Texto: Mãe e filha ocupam cargos de confiança no Turismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.