São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ nelsonsa@uol.com.br

Um governo de nerds

Paulo Santos/reuters.com
Na foto que ilustra o perfil, a "nerd" Dilma ao lado de Lula nas eclusas de Tucuruí

Brian Winter perfila o "Próximo governo do Brasil: a ascensão dos nerds", na Reuters. Afirma que "Dilma está montando um gabinete à sua imagem: um grupo de tecnocratas dados à leitura que, como ela, subiram ao poder não por carisma ou ligações políticas, mas por sua habilidade em mastigar números e fazer as coisas acontecerem". Em suma, "no sentido mais bondoso, um governo de nerds". Um futuro ministro riu: "É verdade. É mais provável discutirmos sobre curva de rendimentos do que sobre futebol."

AMORIM VS. FRIEDMAN
O chanceler Celso Amorim debateu em Washington com Thomas Friedman, em evento da "Foreign Policy". No relato da BBC Brasil, quando o colunista do "New York Times" disse que os EUA sempre defenderam os direitos humanos, Amorim comentou: "Também temos valores e temos problemas com muitos países, inclusive os EUA".
Friedman disse então que "a imagem de Lula erguendo os braços de um líder que matou centenas não pegou bem", ao que o chanceler comentou que a ideia de oposição do Brasil aos EUA é errônea, citando a carta de Obama a Lula. O relato da "FP" também destacou sua declaração sobre o Irã: "Fizemos exatamente o que nos foi pedido".

Pessimismo O francês "Le Monde" destacou de Lula, ontem, a declaração de que a conferência do clima "não vai dar em nada". Já o "China Daily", em artigo sobre Cancún, volta a insistir na união dos emergentes, lembrando que foi na cidade mexicana, há sete anos, que eles se uniram pela primeira vez para enfrentar os países desenvolvidos na Organização Mundial do Comércio. E prevê que a conferência vai repetir a mesma "dinâmica Norte-Sul".

O menor O britânico "Guardian" enviou o correspondente Tom Phillips a Manaus, para destacar que o "Desmatamento do Brasil está no menor nível em décadas", isso "graças às ações do governo e ao impacto da crise financeira global". A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, chamou os dados de "fantásticos", os melhores "na história da Amazônia". O jornal alerta, porém, que "as autoridades esperavam redução maior". Ecoou por BBC etc.

HOLLYWOOD NA FRONTEIRA
O produtor Charles Roven, de "Triple Frontier", que a cineasta Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar, pretende filmar na fronteira Brasil-Argentina-Paraguai, disse ter fechado com a primeira estrela para o filme, Tom Hanks. Foi o que declarou ao site Comingsoon.net, ecoando ontem pelos britânicos "Telegraph", "Guardian", "Independent". Entre outros atores que estariam sendo convidados, Johnny Depp e Christian Bale. As filmagens devem começar em março.

"LAND OF THE FREE"

Amazon, ontem, a página do WikiLeaks sem acesso

O "Guardian" deu na manchete on-line, interrompendo a série de revelações, mas o "New York Times" mal registrou. "Site do WikiLeaks é tirado pela Amazon após pressão política dos EUA", foi o enunciado do jornal britânico. Abrindo o texto, "Os EUA acertaram seu primeiro golpe contra o WikiLeaks".
Na ironia do perfil do WikiLeaks no Twitter, é a "liberdade de expressão na terra dos livres".

ELTON JOHN, EDITOR
independent.co.uk
O músico inglês foi o editor do "Independent" no Dia Mundial de Combate à Aids, ontem. Encomentou para a capa uma obra do pintor Gary Hume, para "evocar a transitoriedade da vida", no texto do jornal. "Escolhi a rosa porque é uma coisa bonita, que floresce e depois morre", diz Elton John. Na edição, textos dos atores Stephen Fry e Elizabeth Taylor

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Para EUA, Carla Bruni é arma de Sarkozy no Brasil
Próximo Texto: Opinião: Diplomacia e WikiLeaks
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.