São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Prefeito de São Bernardo vira "piloto de testes" de caças

DE SÃO PAULO

Onze meses depois de conhecer a fábrica da Saab, na Suécia, fabricante do caça Gripen, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho (PT), viajou anteontem à França para voar num Rafale, da empresa Dassault.
As duas empresas são concorrentes na venda de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira. A terceira opção é o Boeing F-18 (americano). O valor da compra gira em torno de R$ 10 bilhões.
A compra dos caças é alvo de um impasse político no governo -a FAB é pró-Gripen, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, pró-Rafale -no começo do ano, o senador John McCain esteve no país para fazer lobby pelo produto da Boeing.
A presidente Dilma Rousseff pretende criar um grupo ministerial para tratar do tema. Depois de várias vezes adiada pelo ex-presidente Lula, a decisão sobre a compra deverá ficar para 2012.
Prefeito da cidade que foi berço político e voltou a ser domicílio de Lula, Marinho afirma que a viagem tem o objetivo de "apresentar melhor a região do ABC".
Segundo Marinho, ele aceitou o convite de viagem para tentar conseguir que a Dassault monte um centro de pesquisas na cidade. A empresa sueca Saab, afirmou, já teria aderido à proposta.
Em março de 2010, a convite da Saab, Marinho -que é amigo de Lula e foi ministro do Trabalho- visitou a Suécia e voou num caça na sede da companhia. Dois dias depois, foi recebido pela rainha Silvia em Estocolmo.
Questionado se também visitará a Boeing, ele confirmou já ter recebido o convite. "O mundo gira em torno de relacionamentos. É importante conhecer pessoas."
"É importante atrair mais investimentos", diz o "piloto de testes" do governo. E conclui: "É claro que eu vou puxar a sardinha para o meu lado..." (SILVIO NAVARRO)


Texto Anterior: Janio de Freitas: Na contramão
Próximo Texto: Assembleia de SP: Oposição quer explicação sobre contrato de TV
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.