São Paulo, domingo, 03 de abril de 2011

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Perícia encontra irregularidade até debaixo da terra

DO ENVIADO AO NORDESTE

As irregularidades no lote 7 das obras da BR-101 Nordeste foram descobertas por profissionais especializados e equipamentos de alta tecnologia que "enxergaram" problemas debaixo da terra.
A perícia foi conduzida pelo setor de geofísica da Polícia Federal, criado há pouco mais de três anos e chefiado pelo perito Marcelo Blum.
Os policiais usaram o aparelho Ground Penetrating Radar (radar de penetração no solo, em português), que permitiu constatar a falta de cerca de 50 mil barras de aço fundamentais na estrutura do pavimento.
A Folha percorreu o trecho na quinta-feira e encontrou placas de concreto rachadas e trabalhadores fazendo reparos na pista. Funcionários disseram que cerca de 80 placas ainda seriam trocadas.
O trecho foi visitado com festa pelo então presidente Lula no ano passado. O Dnit optou por um tipo de pavimento pouco usado no país, por seu alto custo, mas que tem vida útil de até 50 anos.
Segundo a PF, a ausência ou pouca quantidade das barras de aço reduz a sobrevida da pista para 13 anos.
Relatório da CGU sobre o lote 7 afirma que "foi verificada ora a inexistência, ora o posicionamento inadequado e ora o espaçamento entre barras superior ao estabelecido de projeto".
Os peritos também encontraram desníveis na superfície das pistas que aumentam os impactos dos carros no pavimento, o que também contribui para reduzir a durabilidade das vias.


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