São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Jornalista é eleito para a vaga do escritor Moacyr Scliar na ABL

DO RIO - O jornalista e escritor Merval Pereira, 61, foi eleito ontem integrante da Academia Brasileira de Letras. Ele derrotou por 25 votos a 13 o também escritor e jornalista Antônio Torres, 70. Houve uma abstenção.
A cadeira 31, que será ocupada por Merval Pereira, está vaga desde a morte de Moacyr Scliar, em 27 de fevereiro passado, e tem por patrono Pedro Luís (1839-1884).
A instituição tem 40 cadeiras -sem Scliar, 39 acadêmicos votaram ontem. "A Academia é a instituição cultural mais importante do país, e participar dela é uma honraria", disse Merval.
Questionado sobre os acadêmicos que mais admira, ele citou João Ubaldo Ribeiro. "Ele é meu amigo e não votou em mim, porque já tinha compromisso com o Antônio. Isso é normal", comentou.
Jornalista desde os 18 anos, o novo acadêmico é colunista de "O Globo" e comentarista da TV Globonews e da rádio CBN.
Publicou "O Lulismo no Poder" -uma coletânea de artigos-, "A Segunda Guerra, Sucessão de Geisel" -originado da série de reportagens publicadas no "Jornal de Brasília" em parceria com André Stumpf-, além de artigos em outras obras.
"[Merval] assegura a presença ilustrada e ilustre do jornalismo na Academia", disse o presidente da ABL, Marcos Vilaça.
"Ele é extremamente agradável, polido, e chamar alguém de polido hoje em dia é um milagre", disse a acadêmica Nélida Piñon.


Texto Anterior: Anatel libera entrada de teles na TV a cabo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.