São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente Itamar Franco morre
aos 81


Político que chegou ao poder por acidente após queda de Collor e governou de 1992 a 1994 estava com leucemia

Corpo será velado hoje em Juiz de Fora (MG) e cremado amanhã, após cerimônia na sede do governo de Minas Gerais


Sergio Lima - 11.mai.2011/Folhapress
Itamar no plenário do Senado, dias antes de sua internação

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA


Morreu ontem em São Paulo o presidente Itamar Franco, que chegou ao poder depois da renúncia do ex-presidente Fernando Collor e governou o país de 1992 a 1994. Ele tinha 81 anos.
Itamar estava internado no hospital Israelita Albert Einstein desde 21 de maio, quando os médicos descobriram que tinha leucemia. Seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente e agravou-se na semana passada.
Segundo o hospital, o presidente morreu às 10h15 de ontem, após sofrer um acidente vascular cerebral. A leucemia foi descoberta durante exames realizados depois que ele procurou seu médico com uma forte gripe.
O corpo será transferido hoje cedo para ser velado em Juiz de Fora (MG), cidade onde Itamar iniciou a carreira política nos anos 50.
Ele seguirá amanhã para Belo Horizonte e receberá homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas, Estado que Itamar administrou de 1999 a 2003.
O corpo será cremado, por desejo expresso pelo presidente em vida. A cerimônia será realizada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e será restrita a familiares e amigos.
A presidente Dilma Rousseff colocou o Palácio do Planalto à disposição para o velório, mas a família preferiu fazer a despedida do presidente em Minas Gerais. Dilma decretou sete dias de luto pela morte do antecessor e irá a Belo Horizonte amanhã.

POR ACIDENTE
Eleito senador pelo PPS de Minas Gerais no ano passado, Itamar estava licenciado do cargo desde sua internação, em maio. Ele foi eleito com mais de 5 milhões de votos no ano passado e fazia oposição ao governo Dilma.
Itamar chegou ao ponto alto de sua carreira política por acidente. Escolhido como vice de Collor por ter participado de uma comissão parlamentar que investigara casos de corrupção no governo José Sarney (1985-1990), foi afastado do centro das decisões logo depois da posse.
Ele assumiu a Presidência em outubro de 1992, quando Collor renunciou ao cargo no meio do mandato por causa do escândalo de corrupção que marcou seu governo.
O temperamento impulsivo do presidente e as dificuldades encontradas para controlar a inflação fizeram do início do governo Itamar um período atribulado, que só foi superado depois que ele nomeou Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda e abriu caminho para a execução do Plano Real.

NO BARCO
Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em circunstâncias controversas. Sua certidão de batismo aponta Juiz de Fora como local do nascimento, mas o presidente dizia que nascera a bordo de um navio no litoral baiano, quando a mãe voltava de uma viagem a Salvador.
Ele casou-se uma vez, com Anna Elisa Surerus, e teve duas filhas, Giorgiana e Fabiana. Itamar separou-se da mulher após dez anos e teve diversas namoradas depois disso. Várias se tornaram conhecidas do público, incluindo duas ajudantes de ordens que trabalharam com ele.


Texto Anterior: Entidades se mobilizam na web contra sigilo eterno
Próximo Texto: Repercussão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.