São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Volta do Fusca foi símbolo de era populista

DE SÃO PAULO

O governo Itamar Franco abriu caminho para o mais bem sucedido plano de estabilização econômica da história do país, o Plano Real, mas o presidente também celebrizou-se pelo estilo populista e por propostas econômicas antiquadas.
Em 1993, ele convenceu a Autolatina -empresa que reunia os negócios da Ford e da Volkswagen no país- a voltar a fabricar o Fusca. Fora de linha desde 1986 e incompatível com as modernas linhas de montagem, o carro símbolo da era Itamar foi produzido até 1996.
Uma cruzada contra a indústria farmacêutica, com o objetivo de controlar os preços dos remédios, foi considerada na época uma medida economicamente ineficaz em busca de popularidade entre os aposentados.
Em 1999, logo após assumir o governo de Minas Gerais, Itamar mandou suspender o pagamento da dívida do Estado, aumentando a desconfiança dos investidores em relação ao Brasil e sua capacidade de superar os efeitos das crises financeiras internacionais dos dois anos anteriores.


Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Velório e cremação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.