São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vantagem de Costa sobre Anastasia cai para 5 pontos

Em MG, candidato de Aécio tem 35% contra 40% de ex-ministro, diz Datafolha

Em agosto, diferença do tucano era de 26 pontos; para o diretor-geral do instituto, há influência forte de ex-governador


UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

A vantagem de Hélio Costa (PMDB) sobre Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas Gerais, que era de 26 pontos no início de agosto, agora é de apenas cinco pontos percentuais, mostra o Datafolha.
Segundo pesquisa realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Costa tem hoje 40% das intenções de voto, e Anastasia, 35%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
No levantamento anterior, de 23 e 24 de agosto, o peemedebista aparecia com 43%, e o tucano, com 29%. Dez dias antes, quando o horário eleitoral na TV ainda não havia começado, Costa tinha 43%, e Anastasia, 17%.
O candidato Pepê, do PCO, foi citado, mas não alcançou 1%. Os demais candidatos -Zé Fernando Aparecido (PV), Professor Luiz Carlos (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Fabinho (PCB) e Edilson Nascimento (PT do B)- tiveram 1% cada um.
Brancos e nulos somam 4%, e 15% dos entrevistados não sabem em quem votar.
Segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, "a pesquisa mostra que há forte influência do ex-governador Aécio Neves (PSDB) no crescimento de Anastasia".
No início de agosto, antes do horário eleitoral, 23% dos eleitores de Aécio para o Senado declaravam o voto em Anastasia. Agora o índice alcançou 46%.

SENADO
Na disputa pelas duas vagas ao Senado por Minas, Aécio caiu de 70% das intenções de voto para 64%. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) mantém os mesmos 44% da pesquisa anterior.
Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte, continua crescendo desde o início do horário eleitoral e passou de 25% para 30%.
A seguir aparecem José João da Silva (PSTU), com 3%, e Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS), com 2% cada um.
Alfredo (PRB), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU), Mineirinho (PSOL) e Zito Vieira (PC do B) têm 1% das intenções de voto cada um.


Texto Anterior: Jonathan Wheatley: Nada como o sucesso
Próximo Texto: Análise: Minas Gerais é palco do teste de forças entre Lula e Aécio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.