São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PERNAMBUCO

Campos atinge 79% e deve vingar derrota do avô Arraes em 98

Jarbas, que venceu naquele ano por mais de 1 milhão de votos, tem hoje apenas 19%

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), 45, tem 79% dos votos válidos, segundo o Datafolha, e será reeleito com folga hoje. Jarbas Vasconcelos (PMDB) registrou 19%.
Edílson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV) aparecem com 1% cada.
A pesquisa foi realizada sexta-feira e ontem, com 1.597 eleitores de 43 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Eleito hoje no primeiro turno, Campos devolverá a derrota histórica sofrida por seu avô Miguel Arraes (1916-2005) na eleição de 1998, vencida pelo mesmo Jarbas.
Arraes, que à época tentava a reeleição, perdeu por uma diferença de 1,06 milhão de votos. Campos pode superar essa soma e cravar a vitória mais elástica do país.
O governador deve ao avô o início da sua carreira política. Ele ocupou cargos de confiança quando Arraes governou Pernambuco (1987-1990 e 1995-1998). Campos tem o apoio do presidente Lula, de quem foi ministro da Ciência e Tecnologia até 2005.
Em sua campanha, destacou as obras federais, como a refinaria e o estaleiro que estão sendo erguidos no complexo portuário de Suape.
Jarbas, 68, disputa a eleição contra sua vontade. Com mais quatro anos de mandato no Senado, ele assumiu a candidatura a pedido do presidenciável tucano, José Serra, que precisava de um palanque forte no Estado.
Mas, durante a campanha, perdeu o apoio da maioria dos prefeitos do PSDB.


Texto Anterior: Minas Gerais: Com 55%, Anastasia deve suceder Aécio
Próximo Texto: Alagoas: Teotonio sobe e passa Collor; disputa deve ir ao segundo turno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.