São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vazamentos devem preocupar Obama, diz Lula

DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que os vazamentos de telegramas da diplomacia americana em todo o mundo pela organização WikiLeaks deve preocupar não ele, mas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Para Lula, as revelações "machucam a nobreza da diplomacia mundial e o comportamento da diplomacia americana".
"Acho que quem deve estar muito preocupado com esse vazamento é o presidente Obama, e acho que isso é uma lição para, daqui para frente, os embaixadores passarem telegramas com mais responsabilidade", disse.
O presidente fez os comentários sobre os vazamentos de telegramas pelo WikiLeaks em entrevista a correspondentes de veículos internacionais, no Rio.
"A gente não pode chegar ao final do dia, para prestar contas ao chefe, a gente ficar escrevendo qualquer coisa e mandando para o chefe", afirmou Lula.
Anteontem, o presidente já havia sido menos diplomático com os Estados Unidos ao afirmar que os telegramas "desnudavam a sabedoria de que os americanos são melhores do que os outros", já que o teor dos documentos mostraria que eles "fazem as bobagens que todo mundo faz".
Lula, que, na terça-feira, chamou as revelações sobre o Brasil de "insignificantes", referiu-se aos vazamentos em embaixadas americanas em outros países de "gravíssimos".
(BRENO COSTA)


Texto Anterior: Documento contradiz governo sobre terror
Próximo Texto: Amorim confirma pedido dos EUA para Brasil receber presos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.