São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petista lê sobre Bachelet, que puniu oficiais

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO


Dilma Rousseff está lendo o livro "Bachelet en Tierra de Hombres", biografia da ex-presidente chilena Michelle Bachelet.
Filha de um brigadeiro torturado e morto durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-90), Michelle e sua mãe também foram presas e viveram no exílio.
Em 2000, tornou-se ministra da Saúde de Ricardo Lagos. Assumiu o Ministério da Defesa em 2002 e enquadrou a oficialidade. Obrigou o comandante da Aeronáutica, Patrício Ríos, a renunciar após ser acusado de ocultar informações sobre violações de direitos humanos e promoveu reparações a oficiais mortos pela ditadura, como o general Carlos Prats.
Ela se projetou ao dirigir, de cima de um tanque, o resgate de desabrigados por enchentes. Disputou a Presidência em 2005 -ano em que o presidente recuperou o poder de demitir os comandantes militares.
Eleita no segundo turno, em janeiro de 2006, nomeou um ministério com dez homens e dez mulheres e concluiu a gestão com 84% de aprovação.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Para Berlusconi, caso Battisti não atinge relação Brasil-Itália
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.